Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/03/2011 10:14

AEM/MS fiscaliza pescados para "Operação Páscoa"

Campo Grande News/Ítalo Milhomem

Técnicos da AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão convêniado com Inmetro, analisam até nesta sexta-feira (25), amostras de pescados congelados recolhidos em supermercados, açougues e peixarias da Capital no Laboratório de Pré-Medidos.

A atividade faz parte da “Operação Páscoa” e objetiva analisar se a quantidade e o peso dos peixes correspondem ao que está indicado nas embalagens.

Nas análises, os produtos passam por uma pesagem, por meio de uma balança de precisão para verificar o peso indicado na embalagem. Em seguida a amostra do pescado congelado é submergida em água com temperatura que varia de 19ºC a 21ºC e depois de vinte segundos a amostra é retirada e a água é escorrida.

O objetivo deste teste é saber o percentual de gelo que estava no produto e determinar seu peso exato. Apenas o gelo em excesso é retirado das amostras, permanecendo o gelo necessário para a conservação do pescado.

Os representantes das marcas analisadas no laboratório foram convidados para acompanhar o teste. Quando acontece alguma irregularidade, a empresa é notificada e tem de apresentar a justificativa em dez dias. O produto também é retirado imediatamente do mercado. A empresa/indústria que colocar quantidade excessiva de água na embalagem do produto pode ser submetida a uma multa que varia de 100 reais a 100 mil reais.

Em 2010 as análises comprovaram que, em média, os consumidores adquiriram um percentual de 20 a 25% de gelo do conteúdo nominal do produto. Além do pescado, os tradicionais ovos de chocolates também serão analisados.

O consumidor pode tirar as dúvidas e denuncias suspeitas de irregularidade de pescados sendo comercializados irregularmente pela ouvidora do AEM/MS pelo telefone: 0800 67 52 20.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)