Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/07/2013 11:57

Acidente de trem foi o pior da Espanha em 70 anos

Agência Brasil*

Brasília - O descarrilamento de trem em Santiago de Compostela, na Galícia (Espanha), que matou 80 pessoas, é o pior do país em quase 70 anos. O desastre está mobilizando a população espanhola. O governo da Espanha decretou três dias de luto nacional. O país e o mundo manifestam pesar e aguardam conclusões sobre as causas do acidente.

O acidente ocorreu quarta-feira (24) às 20h45 (horário local) quando o trem de alta velocidade, que fazia a ligação entre Madri e Ferrol, com quase 250 passageiros, descarrilou a três quilômetros de Santiago de Compostela.

Durante a noite, os serviços de assistência transferiram 178 feridos para diferentes hospitais. Noventa e cinco pessoas continuam internadas. Mais de 30 adultos e quatro crianças estão em estado crítico.

No local, visitado hoje (25) pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prosseguem as operações de remoção dos destroços.

A ferroviária estatal Renfe disse ser muito cedo para determinar as causas do acidente, mas a imprensa diz que a velocidade pode ter contribuído para o desastre. O próprio maquinista admitiu que viajava a 190 quilômetros por hora (km/h) numa zona limitada a 80 km/h.

A caixa-preta, essencial para entender as causas de desastre, já foi entregue ao juiz encarregado de investigar o caso.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy, natural de Santiago de Compostela, anunciou que serão realizadas duas investigações: uma judicial e outra de responsabilidade da Comissão de Investigação aos Acidentes Ferroviários do Ministério dos Transportes.

O acidente levou a cidade de Santiago de Compostela a cancelar os concertos e espetáculos de fogos de artifício previstos para hoje, dia das festas em homenagem ao santo padroeiro da cidade.

O rei Juan Carlos e o príncipe Felipe também cancelaram todos os compromissos públicos em respeito às vítimas. Em comunicado publicado no site da Casa Real, o monarca manifestou “dor e tristeza” perante o desastre e transmitiu “um profundo carinho e solidariedade” pelos familiares das vítimas.

A Casa Real anunciou que os reis se deslocam ainda hoje a Santiago de Compostela para visitar os parentes das vítimas e os feridos que continuam hospitalizados.

De todo o mundo chegaram mensagens de condolências, como a do presidente de Portugal, Cavaco Silva, e a do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Rússia, Israel, Itália e Holanda, França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha e México foram outros países que se manifestaram em nível governamental.

O papa Francisco, que se encontra no Brasil, disse estar profundamente tocado pelo acidente, uniu-se à dor das famílias das vítimas e dos feridos e apelou à oração.

*Com informações da Agência Lusa e da RTVE

Edição: José Romildo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)