Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ação combate dengue e leishmaniose em Três Lagoas

Sandra Luz / Campo Grande News - 25 de outubro de 2006 - 13:17

Médicos de Três Lagoas receberam capacitação no fim de semana para identificar casos de leishmaniose na cidade. A atividade integra a semana de combate à doença, que começou no dia 20 e vai até o dia 25, contando com a participação de 40 militares do Exército. O apoio dos militares é feito por meio de visitas às residências, onde é efetuado levantamento da população canina e felina.

As equipes, integradas por técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) avaliam as condições clínicas dos animais e, em caso de suspeita de contaminação o CCZ é acionado. Segundo a Diretora da Vigilância Saúde, Elenir Neves Carvalho, os dados coletados na cidade apontam que as mesmas áreas onde há ocorrências de dengue há também a leishmaniose. “Antigamente os casos eram registrados principalmente na zona rural e áreas peri-urbanas, mas hoje este perfil mudou. Com a migração de alguns moradores desses locais para a cidade, os casos passaram a ser detectados mais no centro e bairros nobres do município, que são chamados de zonas de maior intensidade”.

Conforme a diretora, os moradores a zona urbana recebem orientações para manutenção dos quintais, quando necessário. Se não houver mudança de postura é aplicada multa. Os moradores estão recebendo sacos de lixo, que também são distribuídos nas escolas públicas e particulares. No dia 25, por conta do encerramento das atividades, a escola que arrecadar mais lixo receberá prêmio. Também será premiado o aluno que fizer a melhor paródia sobre combate a doenças.

A ação recebe destaque esta semana, mas permanecer por mais dois meses. Neste ano foram registrados 25 casos de leishmaniose em humanos, quatro pessoas morreram. Houve, ainda, o registro de 2.166 casos confirmados de dengue do tipo 3 e duas mortes.

SIGA-NOS NO Google News