Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Abertas inscrições para congresso de educação a distânci

Assessoria / MEC - 04 de novembro de 2004 - 14:05

Já estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional de Educação a Distância e para o 3º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, organizados pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC), em parceria com a Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede). O evento ocorrerá entre 1º e 3 de dezembro, no Rio de Janeiro, e terá como tema central a Gestão de Ensino Superior a Distância.


Os objetivos principais dos dois congressos, que se realizarão de forma simultânea e articulada, são compartilhar experiências nacionais e internacionais na área de ensino a distância, analisar a legislação vigente com relação ao assunto no Brasil e no exterior e discutir políticas públicas e privadas de financiamento.


Para tanto, estarão presentes especialistas em educação a distância de todas as partes do mundo. Um dos principais palestrantes é o alemão Otto Peters, professor emérito, fundador e reitor durante dez anos da FernUniversität (Universidade de Ensino a Distância), em Hagen, Alemanha. Peters, que será o principal expositor do primeiro dia do evento, realiza pesquisas em ensino a distância desde 1965.


Destaque também para Jésus Martín Cordero, que esteve por 18 anos na Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha (Uned/Espanha) e para Rodrigo Arias Camacho, da Universidade Estatal a Distância da Costa Rica (Uned/Costa Rica). Cordero e Camacho estarão entre os painelistas do segundo dia.


Experiências brasileiras – Do lado da apresentação de experiências brasileiras haverá painéis sobre as universidades corporativas a distância, com exposição das soluções adotadas por instituições como Senado, Banco do Brasil e Petrobras. Haverá também minicursos, ministrados com base em experiências específicas em educação a distância de algumas instituições de ensino superior, caso do Projeto Veredas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Finalmente, haverá debates sobre estratégia política e legislação brasileira em ensino a distância, com a presença dos secretários de Educação a Distância e Ensino Superior, Marcos Dantas e Nelson Maculan, e do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Roberto Cláudio.


O evento será realizado no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Praça XV de Novembro, n° 20, Centro. Ficha de inscrição e visualização do programa dos congressos estão no sítio http://www.networkeventos.com.br. (Assessoria de Imprensa da Seed)

SIGA-NOS NO Google News