Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/12/2008 15:00

Abate de bovinos registra queda de 6,3% no 3º trimestre

Riomar Trindade , ABr

Rio de Janeiro - O abate de bovinos registrou uma queda de 6,3% (menos 476,9 mil cabeças) no terceiro trimestre deste ano em relação ao segundo semestre de 2008. O dado foi divulgado hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é reflexo do período de entressafra, quando ocorre uma redução das chuvas e a seca atinge as áreas produtoras, diminuindo a oferta e a qualidade das pastagens.

No trimestre julho a setembro, o volume de abates somou 7,142 milhões de cabeças de bovinos, 483,9 mil animais a menos do que em igual período do ano anterior. Segundo as Estatísticas da Produção Pecuária do IBGE, o abate total de bovinos acumulado em 2008 (22 milhões de cabeças) foi 5,6% menor do que o observado no mesmo período de 2007.Trata-se de um resultado que reflete a continuidade do processo de escassez da oferta de animais para abate que vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2007.


Os dados do IBGE indicam que do total de animais abatidos entre julho e setembro deste ano 57,2% eram bois, 29,2% eram vacas (um percentual elevado de abate de matrizes, apesar da queda de 11,9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado), 13,5% eram novilhos e apenas 0 50% vitelos. A variação negativa de preços do boi gordo, no terceiro trimestre de 2008, acentuou esse recuo.


De acordo com técnicos do IBGE, a Região Norte foi a que apresentou a maior queda (19,6%) em termos percentuais no volume de abate de bovinos, onde os estados de Tocantins (menos 25,7%) e Rondônia (menos 21,8%) superaram a queda média da região. Na direção contrária, a Região Sul aumentou em 6,1% o volume de abate de bovinos, com destaque para o Rio Grande Sul, estado onde o volume de animais abatidos cresceu 28,3%.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)