Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A situação dos brasileiros em Portugal

Agência Brasil - 15 de fevereiro de 2004 - 15:12

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje, após encontro com a ministra dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Maria Teresa Pinto Gouveia, que existe vontade política dos dois governos para resolverem as questões burocráticas que impedem que brasileiros que vivem ilegalmente em Portugal se regularizem.

Para negociar soluções práticas para o problema de imigração, Brasil e Portugal concordaram hoje em realizar uma Comissão de Alto Nível entre os dois países no dia 2 de março, antes da VII Cimeira Luso-Brasileira, marcada para o dia 8 de março, em Brasília, e que terá a presença do primeiro-ministro português, José Manuel Durão Barroso.

O ministro Celso Amorim destacou que a burocracia existe tanto do lado português como do lado brasileiro. Na Polícia Federal do Brasil, há grande dificuldade de emissão de atestados de antecedentes criminais a nível nacional, um dos documentos exigidos pelos imigrantes que querem morar em Portugal.

“Existem problemas práticos até do lado brasileiro em apresentar atestados criminais, e infelizmente as coisas não andam com a rapidez que desejamos. Há problemas práticos também do lado de Portugal, mas o acerto de reunir a Comissão antes da Cimeira é algo extremamente positivo porque nos permite antever progressos concretos. Dificuldades existem, mas estão sendo vencidas”, declarou Amorim.

SIGA-NOS NO Google News