Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/03/2006 09:03

A relação entre disfunção erétil e perfusão miocárdia

Agência Notisa

Inúmeros estudos já estabeleceram a relação entre disfunção erétil (DE) e alguns dos principais fatores de risco para a doença isquêmica do coração, como a diabete e a hipertensão. Nesse sentido, a DE pode, enquanto um possível sintoma de dano endotelial vascular, comportar-se como um marcador da doença arterial coronariana (DAC). Interessados nessa questão, pesquisadores de São Paulo, da OMNI-CCNI Medicina Diagnóstica, investigaram a relação entre função peniana e perfusão miocárdica em uma população com suspeita ou diagnóstico já confirmado de DAC.

Segundo artigo publicado nos “Artigos Brasileiros de Cardiologia” em outubro de 2005 (v.85, n.4), dos 287 participantes do estudo, 137 (47,8%) apresentaram algum grau de DE, sendo a idade média maior nestes. “Além de hipertensão e diabetes, fatores de risco conhecidos para DAC e DE, os pacientes com função erétil comprometida tiveram também maior incidência de eventos coronarianos maiores no passado, tais como infarto do miocárdio e reperfusão miocárdica percutânea”, afirmam Juarez Ortiz e colegas no texto. De acordo com os pesquisadores, este último dado “aponta para a importância na detecção da DE, o mais precocemente possível, sendo ela não só marcador de DAC como possivelmente relacionada à sua gravidade”.

O estudo constatou também que o grupo com DE apresentou maior prevalência de alterações da perfusão miocárdica (necrose e/ou isquemia) e de diminuição da mobilidade e do grau de espessamento independentemente do fator idade. “Baseados neste estudo, os autores recomendam a inclusão de questionários sobre a função erétil na prática diária médica”, afirma o artigo.

Ao todo, a pesquisa envolveu 300 pacientes consecutivos que deram entrada na OMNI -CCNI Medicina Diagnóstica entre agosto e outubro de 2004. “Destes, 13 foram excluídos (4,3%) por apresentarem DE iatrogênica (causada por medicamentos ou cirurgia) como conseqüência de prostatectomia radical prévia”, explicam os pesquisadores. Após consulta clínico-cardiológica detalhada, os 287 homens selecionados responderam o questionário confidencial auto-aplicável do Index Internacional de Função Erétil (IIEF-5), que determinou a presença ou ausência de DE.

Os autores do estudo destacam no texto o fato de que “a hipertensão arterial e a diabete, apesar de prevalentes na população com DE, não se associaram, por si só, ao aumento da probabilidade de ocorrer distúrbios da perfusão miocárdica, fato que distingue um fator de risco de um verdadeiro marcador para DAC”.


Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)