Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A partir de amanhã preços devem ficar mais "claros”

Sandra Luz / Campo Grande News - 19 de dezembro de 2006 - 13:37

A partir de amanhã os comerciantes que atuam no setor varejista terão que se adaptar às novas regras de informação sobre preços de produtos ao consumidor. A medida é válida para supermercados, lojas, restaurantes e bares. A mudança foi estabelecida pelo governo federal por meio de decreto em 20 de setembro deste ano.

Agora, o consunidor não vai mais precisar fazer compras para descobrir o preço final do produto em caso de financiamento e parcelamento. Assim, no momento de marcar os preços os comerciantes devem escolher três formas definidas no decreto: que são: etiquetas fixas na embalagem, códigos de barras ou o chamado código referencial. Caso opte pelo código de barras, o estabelecimento deverá fixar etiquetas com o preço próximas ao produto, para que sejam facilmente identificadas pelo consumidor.

Os comerciantes devem, ainda, instalar máquinas para leitura ótica a uma distância máxima de 15 metros dos produtos à venda, para que o consumidor possa conferir o preço, se quiser. No caso dos supermercados, uma placa suspensa vai indicar a localização do aparelho. Os preços devem ser exibidos mesmo quando as lojas estiverem fazendo limpeza ou mudanças nas vitrines, dentro do horário de funcionamento.

SIGA-NOS NO Google News