Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/09/2004 15:06

A nossa "Flor nacional”: Propriedades do Ipê amarelo

Rita C. Sousa Polezzi, Anamari V. A. Motomyia - UEMS
Fotos: Rodovia MS 306, Cassilândia, 07/09/2004Fotos: Rodovia MS 306, Cassilândia, 07/09/2004

São vários os nomes populares para o ipê-amarelo, como por exemplo, ipê-do-cerrado, ipê-do-campo, piúva, caraíba, para-tudo-do-cerrado, claraíba, pau-d’arco, entre outros. Cientificamente pertence ao gênero Tabebuia, incluindo várias espécies afins: T. vellosoi, T. aurea, T. ochraceae, T. serratifolia.
Em 1961, por meio de um projeto aprovado pelo Poder Executivo, foi declarada como a “Flor Nacional”. É uma árvore com poucos metros de altura, de casca grossa e ramos tortuosos, florescendo quase totalmente destituída de folhas. A época de floração é agora, de agosto a setembro. Nesse período essa árvore, que quase não é notada no restante do ano, nos revela uma beleza extraordinária, enchendo-nos de admiração e nos mostrando como a natureza pode nos surpreender. É uma espécie que se adapta a ambiente seco, típica do cerrado brasileiro, sendo encontrada nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Pela grandiosidade dessa pequena árvore, o Estado de Minas Gerais criou uma legislação específica para o ipê-amarelo e aprovou a Lei Estadual nº 9.743, de 15/12/88, que a declara de interesse comum, de preservação permanente e imune de corte. Naquele Estado o ipê está amparado por Lei, e aqui no Mato Grosso do Sul, com a crescente destruição do cerrado, será que o nosso símbolo nacional está sendo integralmente preservado? Sua madeira, quase imputrescível, é bastante procurada. De cerne pesado, pardo-oliváceo, muito resistente e durável, é utilizada para acabamentos na construção civil, em instrumentos musicais, peças torneadas, etc. (Almeida e colaboradores, 1998).
Além de ser uma planta melífera, possuir madeira de qualidade e excelente valor paisagístico, existe no cerne dos ipês uma substância, o lapachol, com várias propriedades farmacológicas, entre elas a de produzir efeito inibidor de tumores malignos (Rizzini & Mors, 1976). A casca é medicinal, amarga, febrífuga, utilizada no combate a úlceras, além de possuir propriedades diuréticas (Barros, 1982). A raiz é utilizada contra gripe e os brotos como depurativo e anti-séptico (Almeida e colaboradores, 1998). Portanto, com tantas qualidades não é por acaso que foi escolhida como símbolo da Pátria e é nosso dever preservá-la.

Referências:
Almeida, S. P., Proença, C. E. B., Sano, S. M., Ribeiro, J. F. Cerrado: espécies vegetais úteis. Embrapa, 1998. 464p.
Barros, M.A.G. Flora medicinal do Distrito Federal. Brasil Florestal, v.12, p.35-45, 1982.
Rizzini, C. T. & Mors, W. B. Botânica Econômica Brasileira. São Paulo: USP, 1976. 207p.

A revista Epoca on line traz informações adicionais sobre o ipê:

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)