Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/06/2009 15:48

A dificil vida do jogador de futebol é mostrada

Amanda Cieglinski , Agência Brasil

Brasília - Para a maioria dos jogadores de futebol que trabalham no Brasil, a vida é muito diferente daquela estampada na televisão ou em capas de revista. Mostrar essa realidade que passa longe dos salários milionários era intenção do cineasta Adirley Queiroz, morador da cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal. Amanhã (26) a população da cidade vai poder assistir à pré-estreia de Fora de Campo, documentário de 52 minutos que narra a história de seis personagens que viveram ou vivem as amarguras e vitórias do universo do futebol.

“O país hoje tem 500 times de futebol, só 40 disputam as séries A e B do campeonato. Ou seja, mais de 90% circulam em um espaço que são os campeonatos regionais, as terceira e quarta divisões, então é um universo muito diferenciado do que a gente vê na televisão. A maioria ganha de um a dois salários mínimos”, explica Queiroz que já venceu o Festival de Cinema de Brasília com o filme Rap, o Canto da Ceilândia.

Fora de Campo foi o vencedor no Distrito Federal do 4º Concurso DOC TV, promovido pelo Ministério da Cultura e a TV Brasil. Em 2010, ele será exibido na programação de emissoras públicas de todo o país. Mas os moradores de Ceilândia vão conhecer em primeira-mão amanhã as história de Bezerra, Maninho, Wlade, Bé, Marquinho Carioca e Paulo da Grécia. É a partir da história deles que a narrativa do documentário é construída.

Com exceção de Maninho, todos são jogadores aposentados que enfrentaram dificuldades depois de deixarem os campos. Bezerra jogou futebol dos 11 aos 33 anos e hoje tem uma banca na Feira de Ceilândia. Assim como ele, a maioria dos ex-atletas precisam encontrar uma nova profissão depois da aposentadoria.

“O futebol brasileiro não 'te' ampara em nada. Se você colheu aquele fruto e conseguiu guardar alguma coisa, você tem, senão fica desemparado. Eu sou de família de comerciantes e fui para frente, mas tenho amigos que morreram no alcoolismo e nas drogas”, conta Bezerra.

O cineasta ressalta que para milhares de jogadores, a vida não tem o glamour vivido por craques da seleção brasileira. “É a vida de um trabalhador que mora em periferia, com os conflitos comuns do cotidiano. O filme é um retrato do futebol na perspectiva do trabalhador, que muitas vezes não recebe o salário em dia, que pagam as suas contas, que pagam aluguel, que pegam ônibus”, explica Queiroz.

Para quem quiser conferir o filme, a sessão será gratuita, a partir das 20h no Sesc da Ceilândia (QNN 27, lote B, área especial, Ceilândia Norte). Mais informações pelos telefones (61) 3379-9586 e 9588.

Edição: Lílian Beraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)