Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/09/2008 07:26

A diferença entre votar na legenda, em branco e nulo

Agência do Rádio

No próximo dia cinco de outubro, os eleitores brasileiros vão escolher seus prefeitos e vereadores. Além do voto em um candidato, existem outros tipos de voto. O primeiro deles é o voto na legenda, ou seja, no partido ou na coligação, não em um candidato específico. Agindo assim, o eleitor ajuda o partido a eleger os candidatos mais bem votados. A quantidade de eleitos varia de acordo com o coeficiente eleitoral, que determina o número de vagas que o partido ou coligação vai ocupar na Câmara Municipal. A segunda forma é o voto em branco, que pode ser feito quando o eleitor preferir não escolher um candidato. Finalmente, existe a possibilidade de voto nulo, quando o eleitor vota em um partido ou candidato inexistentes e invalida o próprio voto. A coordenadora do movimento Voto Consciente na Câmara Municipal de São Paulo, Sonia Barboza, lembra que os votos em branco e nulos não são computados na apuração dos resultados.


"No fim das contas, dá no mesmo. Tanto o voto branco quanto o voto nulo não são contados como votos válidos. Só que ela perde o fator principal, se você vive numa democracia participativa, você tem que participar, porque se você não participa você está dando o direito de participar e o direito de escolher pro outro."

Sonia Barboza lembra que votos nulos não invalidam as eleições. Isso só acontece quando cinqüenta por cento ou mais das urnas têm irregularidades confirmadas e são anuladas pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Reportagem, Luciana Cobucci

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)