Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

30/09/2008 07:26

A diferença entre votar na legenda, em branco e nulo

Agência do Rádio

No próximo dia cinco de outubro, os eleitores brasileiros vão escolher seus prefeitos e vereadores. Além do voto em um candidato, existem outros tipos de voto. O primeiro deles é o voto na legenda, ou seja, no partido ou na coligação, não em um candidato específico. Agindo assim, o eleitor ajuda o partido a eleger os candidatos mais bem votados. A quantidade de eleitos varia de acordo com o coeficiente eleitoral, que determina o número de vagas que o partido ou coligação vai ocupar na Câmara Municipal. A segunda forma é o voto em branco, que pode ser feito quando o eleitor preferir não escolher um candidato. Finalmente, existe a possibilidade de voto nulo, quando o eleitor vota em um partido ou candidato inexistentes e invalida o próprio voto. A coordenadora do movimento Voto Consciente na Câmara Municipal de São Paulo, Sonia Barboza, lembra que os votos em branco e nulos não são computados na apuração dos resultados.


"No fim das contas, dá no mesmo. Tanto o voto branco quanto o voto nulo não são contados como votos válidos. Só que ela perde o fator principal, se você vive numa democracia participativa, você tem que participar, porque se você não participa você está dando o direito de participar e o direito de escolher pro outro."

Sonia Barboza lembra que votos nulos não invalidam as eleições. Isso só acontece quando cinqüenta por cento ou mais das urnas têm irregularidades confirmadas e são anuladas pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Reportagem, Luciana Cobucci

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)