Cassilândia, Segunda-feira, 25 de Maio de 2020

Últimas Notícias

17/01/2008 09:58

A crônica do Corino: Amin José merece

Corino Rodrigues de Alvarenga

O Cassifolia 2008 estará mais rico este ano.
A informação de que Amin José será tema de samba-enredo do carnaval, por si só, já valoriza o Cassifolia, isto é, o carnaval cassilandense.
“O pioneiro Amin José, pai do ex-prefeito de Cassilândia, Edio Amin, será tema do samba-enredo do carnaval deste ano em Cassilândia”, diz a lépida notícia, que nos remete a uns 50 anos atrás, lê pelos idos do século passado, quando, ao lado de pioneiros como Joaquim Balduíno de Souza, o “Cassinha”, e Sebastião Leal, o descendente daquelas bandas do Líbano desempenhou papel tão importante.
Eu tive a honra de escrever o livro A Verdadeira História de Cassilândia, em 1986, pela Editora Brasília, de Campo Grande, que, com suas 163 páginas, trouxe fatos importantes da nossa história e muitos ilustrados pelo nome de Amin José.
Sem nenhum exagero, Amin José foi um homem à frente de seu tempo, sendo responsável direto por conquistas importantes, sobretudo a partir da fase em que Cassinha perdeu a consciência e o comando da grande obra de fundação de Cassilândia,
Um lugarejo até então inóspito às margens do Salto do Aporé.
Isso foi lá pelos anos 40 e 50 quando só havia fazendas na área em que hoje está sediado o município.
Antes mesmo da transformação do município em Comarca, Amin José, o filho Édio Amin e a família já ofereciam relevantes serviços à frente do Cartório do 1º Ofício.
Para escrever o livro, entrevistei dezenas de experientes pioneiros cassilandenses nos anos de 1985 e 1986 e a maioria fez questão de ressaltar os valores morais e éticos de Amin José, visto como um homem voltado para o trabalho, a família e os amigos. Vários dos entrevistados o consideram o verdadeiro fundador de Cassilândia, já que se sabe que Cassinha passou a ter distúrbios mentais que teriam sido provocados pelo macumbeiro goiano conhecido pela alcunha de Caboré.
A rua Amin José, onde reside o meu irmão João Marinho, é apenas uma das homenagens necessárias a uma figura tão ilustre de nossa história.
O nome da família Amin foi valorizado pela gestão do ex-prefeito Édio Amin, quando se sabe que Cassilândia viveu um período marcado por um modelo de gestão eficiente e séria, sem escândalos, sem contratempos. Ou seja, bem ao estilo do caráter de Édio Amin, legítimo herdeiro da personalidade reta do velho pai.
A homenagem que ora é feita no Cassifolia deve ser bem acolhida e tenho certeza que muitos dos Amin estarão na avenida para enriquecer, entoando o samba-enredo da festa do Momo.
Dizem que não é o título que valoriza o homenageado, mas o homenageado que engrandece um título de nobreza. O Cassifolia, por assim dizer, está mais valorizado este ano.
Todos à avenida, com alegria contagiante, mas com uma boa pitada de moderação. Assim foi Amin José, segundo relato de seus contemporâneos: alegre, mas moderado. Sonhador, mas pés no chão.
Samba, Cassilândia! Samba, Cassilândia! Amin José está mais vivo do que nunca.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 24 de Maio de 2020
06:06
Relembrando Alcides Silva
Sábado, 23 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)