Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/01/2008 09:58

A crônica do Corino: Amin José merece

Corino Rodrigues de Alvarenga

O Cassifolia 2008 estará mais rico este ano.
A informação de que Amin José será tema de samba-enredo do carnaval, por si só, já valoriza o Cassifolia, isto é, o carnaval cassilandense.
“O pioneiro Amin José, pai do ex-prefeito de Cassilândia, Edio Amin, será tema do samba-enredo do carnaval deste ano em Cassilândia”, diz a lépida notícia, que nos remete a uns 50 anos atrás, lê pelos idos do século passado, quando, ao lado de pioneiros como Joaquim Balduíno de Souza, o “Cassinha”, e Sebastião Leal, o descendente daquelas bandas do Líbano desempenhou papel tão importante.
Eu tive a honra de escrever o livro A Verdadeira História de Cassilândia, em 1986, pela Editora Brasília, de Campo Grande, que, com suas 163 páginas, trouxe fatos importantes da nossa história e muitos ilustrados pelo nome de Amin José.
Sem nenhum exagero, Amin José foi um homem à frente de seu tempo, sendo responsável direto por conquistas importantes, sobretudo a partir da fase em que Cassinha perdeu a consciência e o comando da grande obra de fundação de Cassilândia,
Um lugarejo até então inóspito às margens do Salto do Aporé.
Isso foi lá pelos anos 40 e 50 quando só havia fazendas na área em que hoje está sediado o município.
Antes mesmo da transformação do município em Comarca, Amin José, o filho Édio Amin e a família já ofereciam relevantes serviços à frente do Cartório do 1º Ofício.
Para escrever o livro, entrevistei dezenas de experientes pioneiros cassilandenses nos anos de 1985 e 1986 e a maioria fez questão de ressaltar os valores morais e éticos de Amin José, visto como um homem voltado para o trabalho, a família e os amigos. Vários dos entrevistados o consideram o verdadeiro fundador de Cassilândia, já que se sabe que Cassinha passou a ter distúrbios mentais que teriam sido provocados pelo macumbeiro goiano conhecido pela alcunha de Caboré.
A rua Amin José, onde reside o meu irmão João Marinho, é apenas uma das homenagens necessárias a uma figura tão ilustre de nossa história.
O nome da família Amin foi valorizado pela gestão do ex-prefeito Édio Amin, quando se sabe que Cassilândia viveu um período marcado por um modelo de gestão eficiente e séria, sem escândalos, sem contratempos. Ou seja, bem ao estilo do caráter de Édio Amin, legítimo herdeiro da personalidade reta do velho pai.
A homenagem que ora é feita no Cassifolia deve ser bem acolhida e tenho certeza que muitos dos Amin estarão na avenida para enriquecer, entoando o samba-enredo da festa do Momo.
Dizem que não é o título que valoriza o homenageado, mas o homenageado que engrandece um título de nobreza. O Cassifolia, por assim dizer, está mais valorizado este ano.
Todos à avenida, com alegria contagiante, mas com uma boa pitada de moderação. Assim foi Amin José, segundo relato de seus contemporâneos: alegre, mas moderado. Sonhador, mas pés no chão.
Samba, Cassilândia! Samba, Cassilândia! Amin José está mais vivo do que nunca.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)