Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/09/2006 06:15

A crônica do Corino

Corino Rodrigues Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

Óculos de político

O Dr. Juvenal Pica Pau Chateaubriand Bengala saiu novamente candidato à reeleição como deputado federal. Médico oftalmologista, resolveu oferecer aos seus eleitores justamente o que mais tem a oferecer: os préstimos de médico oculista e de dono de uma grande rede de óticas espalhadas pelo País inteiro.
Ele estacionava a sua van numa determinada cidade, ia para o comitê eleitoral do partido, fazia propaganda, distribuía senhas e atendia a todo mundo no mesmo ritmo: frenético, alucinante.
Naquela segunda-feira, chegou à cidade de Pau-de-Fora-do-Torto, um vilarejo muito pequeno localizado no Estado do Ceará. Havia na porta do comitê improvisado de consultório oftalmológico umas trezentas pessoas, pelo menos.
- Bem, meu povo, vou começar já o atendimento. Quem é cego, vai deixar de ser, e quem enxerga pouco, vai passar a enxergar mais do que eu. Vamos todos se achegando, se aproximando, que o seu deputado vai começar a atender todo mundo, já, já. Os estrábicos para cá, os quase cegos para lá, aqui ficam os como astigmatismo. Vesgos recentes ficam naquela outra fila ali...
E assim o deputado baixinho, com o seus óculos de fundo de garrafa, no alto de seus sessenta anos, começou o atendimento. Ligeiríssimo como um coelho atrás de uma fêmea no cio, atendeu as trezentas e poucas pessoas em menos de duas horas. Era olho no olho, caneta na mão, riscos na receita e um tal de “volta tal dia pra pegar o seu óculos, minha filha”. E no final, a sentença, claro:
- E não se esqueça do meu número. Vote Juvenal Pica Pau, o seu federal.
E tome receita e tome promessa de óculos no dia tal.
No dia marcado, as pessoas iam ao comitê eleitoral, ali bem no fechamento da campanha eleitoral, a três dias da eleição, e pegavam os seus óculos, e, claro, também o “santinho” do doutor Juvenal Pica Pau, o seu federal.
A velha Raimundinha das Dores também passou pelo mesmo processo: senha, fila, atendimento, receita e óculos. Melhor, e “santinho” do Dr. Juvenal Pica Pau, o seu federal.
Naquela correria, doutor Juvenal entregou à velha Raimundinha o seu par de óculos, entregou os “santinhos” e deu recomendações à família. “Beijos nos cachorros e chutes nas crianças, minha menina”, disse, bonachão.
Dona Raimundinha saiu dali com os seus óculos na cara e foi direto para a pequena feira livre da cidade para comprar legumes, frutas, farinha, baião de dois, etc.
Assim que chegou a uma banca de frutas e legumes, ajeitou os óculos e perguntou para o feirante, um senhor de uns cinqüenta anos, o seu Freitas:
- Seu Freitas, quanto custa esta linda melancia?
- Dona Raimundinha, por favor, dona Raimundinha... A senhor não está enxergando bem, não? A senhora deve estar vendo tudo ampliado e fora de foco com esses óculos novos, dona Raimundinha. Isso não é melancia, não. Isso é um limão.
E dona Raimundinha foi de volta à procura do candidato a deputado para trocar os óculos.
Lá chegando, encontrou-se finalmente com Dr. Juvenal Pica Pau, o seu federal.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmai.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)