Cassilândia, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Últimas Notícias

29/09/2006 06:15

A crônica do Corino

Corino Rodrigues Alvarenga
Cassilândia NewsCassilândia News

Óculos de político

O Dr. Juvenal Pica Pau Chateaubriand Bengala saiu novamente candidato à reeleição como deputado federal. Médico oftalmologista, resolveu oferecer aos seus eleitores justamente o que mais tem a oferecer: os préstimos de médico oculista e de dono de uma grande rede de óticas espalhadas pelo País inteiro.
Ele estacionava a sua van numa determinada cidade, ia para o comitê eleitoral do partido, fazia propaganda, distribuía senhas e atendia a todo mundo no mesmo ritmo: frenético, alucinante.
Naquela segunda-feira, chegou à cidade de Pau-de-Fora-do-Torto, um vilarejo muito pequeno localizado no Estado do Ceará. Havia na porta do comitê improvisado de consultório oftalmológico umas trezentas pessoas, pelo menos.
- Bem, meu povo, vou começar já o atendimento. Quem é cego, vai deixar de ser, e quem enxerga pouco, vai passar a enxergar mais do que eu. Vamos todos se achegando, se aproximando, que o seu deputado vai começar a atender todo mundo, já, já. Os estrábicos para cá, os quase cegos para lá, aqui ficam os como astigmatismo. Vesgos recentes ficam naquela outra fila ali...
E assim o deputado baixinho, com o seus óculos de fundo de garrafa, no alto de seus sessenta anos, começou o atendimento. Ligeiríssimo como um coelho atrás de uma fêmea no cio, atendeu as trezentas e poucas pessoas em menos de duas horas. Era olho no olho, caneta na mão, riscos na receita e um tal de “volta tal dia pra pegar o seu óculos, minha filha”. E no final, a sentença, claro:
- E não se esqueça do meu número. Vote Juvenal Pica Pau, o seu federal.
E tome receita e tome promessa de óculos no dia tal.
No dia marcado, as pessoas iam ao comitê eleitoral, ali bem no fechamento da campanha eleitoral, a três dias da eleição, e pegavam os seus óculos, e, claro, também o “santinho” do doutor Juvenal Pica Pau, o seu federal.
A velha Raimundinha das Dores também passou pelo mesmo processo: senha, fila, atendimento, receita e óculos. Melhor, e “santinho” do Dr. Juvenal Pica Pau, o seu federal.
Naquela correria, doutor Juvenal entregou à velha Raimundinha o seu par de óculos, entregou os “santinhos” e deu recomendações à família. “Beijos nos cachorros e chutes nas crianças, minha menina”, disse, bonachão.
Dona Raimundinha saiu dali com os seus óculos na cara e foi direto para a pequena feira livre da cidade para comprar legumes, frutas, farinha, baião de dois, etc.
Assim que chegou a uma banca de frutas e legumes, ajeitou os óculos e perguntou para o feirante, um senhor de uns cinqüenta anos, o seu Freitas:
- Seu Freitas, quanto custa esta linda melancia?
- Dona Raimundinha, por favor, dona Raimundinha... A senhor não está enxergando bem, não? A senhora deve estar vendo tudo ampliado e fora de foco com esses óculos novos, dona Raimundinha. Isso não é melancia, não. Isso é um limão.
E dona Raimundinha foi de volta à procura do candidato a deputado para trocar os óculos.
Lá chegando, encontrou-se finalmente com Dr. Juvenal Pica Pau, o seu federal.

Corino Rodrigues de Alvarenga
Contato com o colunista:
corinorodrigues@hotmai.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 29 de Março de 2017
Terça, 28 de Março de 2017
21:41
Loteria
06:10
Loterias
Segunda, 27 de Março de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)