Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/11/2005 04:59

A baixa qualidade no ensino médio , alerta coordenadora

Aline Beckestein/ABr

Um em cada cinco adolescentes entre 15 e 17 anos está fora da escola, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad-2004) divulgada ontem (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O dado se explica, segundo a coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Denise Carreira, pela escassez de vagas e pela baixa qualidade no ensino médio.

A política de expansão do ensino fundamental, acrescentou, fez com que muitos alunos concluíssem a oitava série sem encontrar vagas na fase seguinte. "Desde a ditadura militar até a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), implementado em 1998, tivemos a quase universalização do ensino fudamental. A demanda para o ensino médio naturalmente aumentou e não há vagas para todos esses jovens", disse.

De acordo com Denise Carreira, o ensino fundamental que atingia menos de 90% dos jovens de 7 a 14 anos, hoje já chega a 97%. Ela defende a criação do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) como uma forma de aumentar o acesso dos jovens ao ensino médio, "mas não pode cair na armadilha do Fundef, que investe pouco por aluno – aumentou a cobertura às custas da baixa qualidade".

Esse é outro fator de desestímulo para os jovens, na opinião de Denise Carreira, e explica a grande evasão escolar. Questões sociais, como necessidade de trabalhar e de cuidar de outros membros da família, também justificam os números negativos apontados na pesquisa, acrescentou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)