Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

A baixa qualidade no ensino médio , alerta coordenadora

Aline Beckestein/ABr - 26 de novembro de 2005 - 04:59

Um em cada cinco adolescentes entre 15 e 17 anos está fora da escola, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad-2004) divulgada ontem (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O dado se explica, segundo a coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Denise Carreira, pela escassez de vagas e pela baixa qualidade no ensino médio.

A política de expansão do ensino fundamental, acrescentou, fez com que muitos alunos concluíssem a oitava série sem encontrar vagas na fase seguinte. "Desde a ditadura militar até a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), implementado em 1998, tivemos a quase universalização do ensino fudamental. A demanda para o ensino médio naturalmente aumentou e não há vagas para todos esses jovens", disse.

De acordo com Denise Carreira, o ensino fundamental que atingia menos de 90% dos jovens de 7 a 14 anos, hoje já chega a 97%. Ela defende a criação do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) como uma forma de aumentar o acesso dos jovens ao ensino médio, "mas não pode cair na armadilha do Fundef, que investe pouco por aluno – aumentou a cobertura às custas da baixa qualidade".

Esse é outro fator de desestímulo para os jovens, na opinião de Denise Carreira, e explica a grande evasão escolar. Questões sociais, como necessidade de trabalhar e de cuidar de outros membros da família, também justificam os números negativos apontados na pesquisa, acrescentou.

SIGA-NOS NO Google News