Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

7752 candidatos participam do vestibular da UEMS

Douradosnews - 06 de dezembro de 2006 - 17:22

Neste sábado e domingo, 7.752 candidatos participam do vestibular da UEMS nos 15 municípios onde há unidades da instituição: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. No primeiro dia serão aplicadas a prova de conhecimentos gerais e a redação, das 14h às 18h; no segundo, será a prova de conhecimentos específicos, das 8h às 12h. Os candidatos, porém, devem se apresentar no local com no mínimo meia hora de antecedência.

A prova de domingo é composta por disciplinas que variam de acordo com a área da qual o curso faz parte. Ou seja, se a graduação pertence à área de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, suas provas compreendem as disciplinas de Biologia, Química e Física; se for da área de Ciências Exatas e Tecnológicas, serão das disciplinas de Física, Matemática e Química; já os de Ciências Humanas e Sociais, serão provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Geografia e História; e os cursos da área de Ciências Humanas e Sociais compreendem as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Sociais e Pedagógicos e Literatura Brasileira. Esse modelo de prova é o diferencial da UEMS em relação a outras instituições de ensino superior do estado e visa valorizar a aptidão do aluno, direcionando-o para o curso certo.

Outra oportunidade que a UEMS oferece é o aceite da pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em substituição à prova do primeiro dia, para os candidatos que o solicitaram na inscrição. Ainda de acordo com as normas do vestibular, será eliminado do processo seletivo aquele que obtiver índice menor que vinte por cento na prova de conhecimentos gerais, nota zero na redação ou em qualquer uma das disciplinas constituintes da segunda prova.

LOCAIS - Foram definidos 24 locais para a aplicação das provas do vestibular, sendo as unidades da UEMS de Aquidauana, Dourados, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã, e as Escolas Estaduais: Fernando Corrêa da Costa (Amambai); Joaquim Murtinho (Campo Grande); Hermelina Barbosa Leal (Cassilândia); Padre Nunes (Coxim); Antonia da Silveira Capilé, Presidente Vargas e Menodora Fialho de Figueiredo (Dourados); Eufrosina Pinto (Glória de Dourados); Senador Filinto Muller (Ivinhema); Cel. Pedro José Rufino (Jardim); Padre Constantino de Monte (Maracaju); Iolanda Ally (Mundo Novo); Presidente Medice (Naviraí); Luiz Soares Andrade (Nova Andradina); Aracilda Cícero Corrêa da Costa (Paranaíba); e Ramiro Noronha (Ponta Porã).
Em Dourados, a empresa de transporte coletivo Medianeira atenderá toda a demanda de passageiros com destino à Cidade Universitária.

CURSOS - São 40 ofertas em 21 cursos, distribuídos nas seguintes cidades: Administração/Comércio Exterior (Ponta Porã), Administração/Rural (Maracaju), Agronomia (Aquidauana e Cassilândia), Ciências Biológicas (Coxim, Dourados, Ivinhema e Mundo Novo), Ciências da Computação (Dourados), Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Ponta Porã), Direito (Dourados, Naviraí e Paranaíba), Enfermagem (Dourados), Física (Dourados), Geografia (Glória de Dourados e Jardim), Letras Português/Espanhol (Dourados), Letras Português/Inglês (Dourados, Cassilândia, Jardim e Nova Andradina), História (Amambai), Matemática (Cassilândia, Dourados e Nova Andradina), Normal Superior (Campo Grande), Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Maracaju e Paranaíba), Química (Dourados e Naviraí), Sistemas de Informação (Dourados), Turismo (Dourados e Jardim) e Zootecnia (Aquidauana).


Neste processo seletivo estão sendo oferecidas 1.680 vagas, sendo 336 destinadas aos negros e 168 aos indígenas. A maior concorrência está no curso de Enfermagem, ofertado em Dourados: 19 candidatos por vaga entre os indígenas e 17,46 para as vagas gerais. Em seguida vem o de Direito de Naviraí – 16,32 – e de Dourados – 14,74, ambos para as vagas gerais.
A classificação dos candidatos aprovados no vestibular 2006 será divulgada a partir de 18 de janeiro de 2007 e as matrículas serão de 24 a 26 de janeiro, nas unidades onde funcionam os cursos. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site www.vestibular.uems.br ou pelo telefone (67) 3411-9300.

SIGA-NOS NO Google News