Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

50 municípios têm acesso a todos os serviços culturais

Cristiane Ribeiro/ABr - 12 de novembro de 2003 - 13:30

Apenas 50 municípios brasileiros têm acesso a cinemas, bibliotecas, lojas de discos e CDs, rádios AM e FM, museus, livrarias, clubes, locadores de vídeo, bandas de música, faculdades e shopping centers. Juntos, estes municípios reúnem cerca de 26,5% da população do país e 17 deles ficam no estado de São Paulo.

Por outro lado, 153 municípios brasileiros não dispõem de nenhum tipo dos equipamentos culturais investigados na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2001, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Rio se destaca com a maior média de equipamentos culturais por município, seguido por Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo. As maiores carências estão no Nordeste, nos estados de Tocantins, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão.

A pesquisa mostrou que a disponibilidade da maioria dos tipos de equipamentos culturais avaliados aumentou nos municípios, de 1999 para 2001. O destaque foram os provedores de Internet, que aumentaram 53% e passaram a atingir 23% dos municípios do país. As geradoras de TV foram o único tipo de equipamento com queda (11%). Apenas 8% dos municípios geram todos os programas de TV vistos no país inteiro.

SIGA-NOS NO Google News