Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/10/2015 13:00

4 passos para melhorar sua concentração

Vagas.com.br

A falta de concentração é um problema sério que atrapalha a vida de profissionais de todas as áreas, níveis e empresas. Muita gente sofre com isso, claro, especialmente neste mundo cheio de distrações interessantes e divertidas e também cheio de estresse e contratempos. O resultado é que quem não se concentra direito não consegue produzir com qualidade, atrasa o cronograma e, claro, tem sempre mais possibilidade de cometer erros, às vezes bobos, às vezes bem sérios. Se isso anda acontecendo com você, a nossa dica é se concentrar nestas quatro recomendações para mandar a distração para longe. Vamos lá:

1 – Propósito maior. Um ponto fundamental para melhorar sua concentração no trabalho é ver suas atividades profissionais como alguma coisa útil, que faça sentido para você. É o que afirma o doutor Ricardo Monezi, pesquisador da Unidade de Medicina Comportamental da Unifesp. “A pessoa precisa buscar uma identidade com o trabalho”, afirma. “Quem não tem um vínculo emocional com o que faz acaba se distraindo com qualquer coisa porque tudo chama mais a atenção do cérebro”, explica.

Para convencer o cérebro de que sua atividade profissional é importante, é preciso mostrar a ele que ela faz com que você cresça e também com que se divirta de alguma forma. Ou seja, a dica é tentar ver o lado bom da atividade que você está fazendo, mesmo que não seja a atividade dos seus sonhos. “Se for algo chato, pense que, por trás, existe um propósito, uma missão maior”, explica ele. Esse propósito (ou essa missão) pode, claro, ser algo grandioso para a humanidade ou para os resultados da empresa. Mas pode também ser ganhar o salário para pagar a escola da sua filha para que ela tenha uma vida melhor quando crescer, ou para fazer aquela a viagem com sua família nas férias.

2 – Muitas tarefas, pouca concentração. Quantas coisas você está fazendo enquanto lê este texto? Tudo bem que conseguir desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo é uma habilidade muito interessante, mas quando você realmente precisa se concentrar em alguma coisa (um relatório, um projeto, um e-mail complicado para o chefe ou o cliente), o ideal é deixar essa capacidade de lado e manter o foco em uma coisa de cada vez.

“O melhor, nessas horas, é deixar o celular na gaveta, desativar o Skype, sair do Facebook e até desviar as ligações do telefone fixo”, recomenda o especialista. E não é só isso. Quer saber mais? “Às vezes até uma foto que esteja em cima da mesa ou ao alcance dos olhos pode distrair alguém que precisa executar uma tarefa que não é tão agradável”, diz ele. “O cérebro sempre vai buscar o prazer.”

3 – Pausa para relaxar. Fazer pequenas pausas também é boa estratégia para retomar a concentração. “Nosso cérebro mantém o nível máximo de atenção no máximo por 70 ou 90 minutos”, diz Monezi. Depois de um período assim, sua dica é parar um pouco para dar uma caminhada, ir ao banheiro, tomar um café, qualquer coisa que seja relaxante. “Vale até parar para olhar uma flor, se você gostar de flores, contar uma piada ao colega ou comentar o resultado do futebol”, diz ele. Atenção: não vale usar esse intervalo para discutir a relação com o chefe ou o namorado, por exemplo. Parar para fazer qualquer coisa estressante pode ter um efeito catastrófico sobre a sua concentração.

4 – Sono reparador. Por fim, a melhora da concentração também está diretamente ligada à qualidade do sono . Vários estudos apontam que uma das principais causas da perda de concentração tem raízes em problemas de sono. “É preciso buscar um sono regular e, principalmente, reparador”, alerta. Para isso, sua dica é procurar um local adequado para dormir (de preferência um quarto escuro e silencioso), evitar atividades físicas antes de ir para cama, ingerir apenas comidas leves e de fácil digestão à noite e, o mais difícil para a maioria das pessoas, deixar do lado de fora da cama os problemas do cotidiano.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)