Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

4 passos para melhorar sua concentração

Vagas.com.br - 18 de outubro de 2015 - 13:00

A falta de concentração é um problema sério que atrapalha a vida de profissionais de todas as áreas, níveis e empresas. Muita gente sofre com isso, claro, especialmente neste mundo cheio de distrações interessantes e divertidas e também cheio de estresse e contratempos. O resultado é que quem não se concentra direito não consegue produzir com qualidade, atrasa o cronograma e, claro, tem sempre mais possibilidade de cometer erros, às vezes bobos, às vezes bem sérios. Se isso anda acontecendo com você, a nossa dica é se concentrar nestas quatro recomendações para mandar a distração para longe. Vamos lá:

1 – Propósito maior. Um ponto fundamental para melhorar sua concentração no trabalho é ver suas atividades profissionais como alguma coisa útil, que faça sentido para você. É o que afirma o doutor Ricardo Monezi, pesquisador da Unidade de Medicina Comportamental da Unifesp. “A pessoa precisa buscar uma identidade com o trabalho”, afirma. “Quem não tem um vínculo emocional com o que faz acaba se distraindo com qualquer coisa porque tudo chama mais a atenção do cérebro”, explica.

Para convencer o cérebro de que sua atividade profissional é importante, é preciso mostrar a ele que ela faz com que você cresça e também com que se divirta de alguma forma. Ou seja, a dica é tentar ver o lado bom da atividade que você está fazendo, mesmo que não seja a atividade dos seus sonhos. “Se for algo chato, pense que, por trás, existe um propósito, uma missão maior”, explica ele. Esse propósito (ou essa missão) pode, claro, ser algo grandioso para a humanidade ou para os resultados da empresa. Mas pode também ser ganhar o salário para pagar a escola da sua filha para que ela tenha uma vida melhor quando crescer, ou para fazer aquela a viagem com sua família nas férias.

2 – Muitas tarefas, pouca concentração. Quantas coisas você está fazendo enquanto lê este texto? Tudo bem que conseguir desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo é uma habilidade muito interessante, mas quando você realmente precisa se concentrar em alguma coisa (um relatório, um projeto, um e-mail complicado para o chefe ou o cliente), o ideal é deixar essa capacidade de lado e manter o foco em uma coisa de cada vez.

“O melhor, nessas horas, é deixar o celular na gaveta, desativar o Skype, sair do Facebook e até desviar as ligações do telefone fixo”, recomenda o especialista. E não é só isso. Quer saber mais? “Às vezes até uma foto que esteja em cima da mesa ou ao alcance dos olhos pode distrair alguém que precisa executar uma tarefa que não é tão agradável”, diz ele. “O cérebro sempre vai buscar o prazer.”

3 – Pausa para relaxar. Fazer pequenas pausas também é boa estratégia para retomar a concentração. “Nosso cérebro mantém o nível máximo de atenção no máximo por 70 ou 90 minutos”, diz Monezi. Depois de um período assim, sua dica é parar um pouco para dar uma caminhada, ir ao banheiro, tomar um café, qualquer coisa que seja relaxante. “Vale até parar para olhar uma flor, se você gostar de flores, contar uma piada ao colega ou comentar o resultado do futebol”, diz ele. Atenção: não vale usar esse intervalo para discutir a relação com o chefe ou o namorado, por exemplo. Parar para fazer qualquer coisa estressante pode ter um efeito catastrófico sobre a sua concentração.

4 – Sono reparador. Por fim, a melhora da concentração também está diretamente ligada à qualidade do sono . Vários estudos apontam que uma das principais causas da perda de concentração tem raízes em problemas de sono. “É preciso buscar um sono regular e, principalmente, reparador”, alerta. Para isso, sua dica é procurar um local adequado para dormir (de preferência um quarto escuro e silencioso), evitar atividades físicas antes de ir para cama, ingerir apenas comidas leves e de fácil digestão à noite e, o mais difícil para a maioria das pessoas, deixar do lado de fora da cama os problemas do cotidiano.

SIGA-NOS NO Google News