Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/10/2005 09:37

2ª fase da Olimpíada de Matemática reúne 400 mil sábado

Renata Dias - Assessoria de Imprensa do MCT

Amanhã (8), às 14h (horário de Brasília), mais de 400 mil estudantes em todo o País realizarão a segunda prova da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, a competição contou com 10,5 milhões de alunos na primeira fase e mobilizou 92% dos municípios brasileiros.

Esta segunda etapa será composta de questões discursivas, nas quais o aluno deverá demonstrar como chegou ao resultado dos problemas. A relação dos alunos selecionados e os locais de realização das provas estão disponíveis no site oficial da Olimpíada. O resultado final será divulgado no dia 9 de novembro.

Desde o início do ano, alunos e professores estão se preparando para a competição com atividades extra-classe, formando grupos, aplicando testes e outras formas de treinamento. Participam do programa estudantes do ensino fundamental e médio. A estrutura da Olimpíada conta ainda com coordenadores regionais, que estão à disposição para esclarecer dúvidas ou fornecer material adicional para estudos.

Com o tema Somando Novos Talentos para o Brasil, a Olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo de Matemática e identificar jovens talentos, proporcionando a eles novos caminhos nas áreas científica e tecnológica. A iniciativa é inédita porque é exclusivamente voltada para as escolas públicas, e aproxima aluno e professor, que "treinam" juntos para a competição. Os professores cumprem papel fundamental ao incentivar, acompanhar e preparar os alunos para o desenvolvimento de habilidades e métodos de pensamento e de trabalho.

Prêmios
Um total de 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCT, serão oferecidas aos alunos vencedores.

Os professores dos 100 melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT). Dentro dessa centena, as escolas dos 27 alunos com melhor classificação, uma por estado mais o Distrito Federal, ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional. As 73 escolas seguintes que obtiverem a maior pontuação dentre as municipais, estaduais e federais, independentemente da sua unidade federativa, receberão certificado de mérito nacional.

A premiação dos municípios está vinculada diretamente à premiação de seus alunos e aos pontos obtidos por eles. Os municípios vencedores de cada região ganharão, ainda, quadras de esportes, patrocinadas pelo Ministério do Esporte.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)