Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

2ª fase da Olimpíada de Matemática reúne 400 mil sábado

Renata Dias - Assessoria de Imprensa do MCT - 07 de outubro de 2005 - 09:37

Amanhã (8), às 14h (horário de Brasília), mais de 400 mil estudantes em todo o País realizarão a segunda prova da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, a competição contou com 10,5 milhões de alunos na primeira fase e mobilizou 92% dos municípios brasileiros.

Esta segunda etapa será composta de questões discursivas, nas quais o aluno deverá demonstrar como chegou ao resultado dos problemas. A relação dos alunos selecionados e os locais de realização das provas estão disponíveis no site oficial da Olimpíada. O resultado final será divulgado no dia 9 de novembro.

Desde o início do ano, alunos e professores estão se preparando para a competição com atividades extra-classe, formando grupos, aplicando testes e outras formas de treinamento. Participam do programa estudantes do ensino fundamental e médio. A estrutura da Olimpíada conta ainda com coordenadores regionais, que estão à disposição para esclarecer dúvidas ou fornecer material adicional para estudos.

Com o tema Somando Novos Talentos para o Brasil, a Olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo de Matemática e identificar jovens talentos, proporcionando a eles novos caminhos nas áreas científica e tecnológica. A iniciativa é inédita porque é exclusivamente voltada para as escolas públicas, e aproxima aluno e professor, que "treinam" juntos para a competição. Os professores cumprem papel fundamental ao incentivar, acompanhar e preparar os alunos para o desenvolvimento de habilidades e métodos de pensamento e de trabalho.

Prêmios
Um total de 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCT, serão oferecidas aos alunos vencedores.

Os professores dos 100 melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT). Dentro dessa centena, as escolas dos 27 alunos com melhor classificação, uma por estado mais o Distrito Federal, ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional. As 73 escolas seguintes que obtiverem a maior pontuação dentre as municipais, estaduais e federais, independentemente da sua unidade federativa, receberão certificado de mérito nacional.

A premiação dos municípios está vinculada diretamente à premiação de seus alunos e aos pontos obtidos por eles. Os municípios vencedores de cada região ganharão, ainda, quadras de esportes, patrocinadas pelo Ministério do Esporte.

SIGA-NOS NO Google News