Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

11 mil cargas de caminhões para retirar lixo em Itajaí

Lúcia Nórcio, ABr - 29 de novembro de 2008 - 07:39

Cerca de 11 mil cargas de caminhões de lixo serão necessárias para recolher todo o entulho espalhado pelas ruas de Itajaí em conseqüência das chuvas e desmoronamentos dos últimos dias.
A estimativa é do prefeito da cidade, Volnei José Morastoni. Segundo ele, as ruas do centro de Itajaí se comparam a “um cenário pós-guerra”.

“Os caminhões de lixo da prefeitura não estão conseguindo retirar os móveis descartados pelas ruas da cidade. A prefeitura avalia em torno de 11 mil caminhões de lixo para recolher o material jogado pelas vítimas enquanto limpam suas casas”, informou.

Ao fazer um levantamento das perdas causadas pelas chuvas no município, Morastoni disse à Agência Brasil que grande parte dos 170 mil habitantes ficou sem casa, móveis, carro.

Segundo o prefeito, os prejuízos ainda não foram contabilizados e a prioridade está sendo o atendimento à população.

“Mas podemos adiantar que das 48 creches do município, 21 ficaram totalmente destruídas, oito unidades de saúde tiveram perda total, escolas estão fechadas e sem condições de funcionar. Todo o sistema viário foi destruído. O Porto de Itajaí, maior terminal de movimentação de cargas congeladas do país, responsável por cerca de 90% da economia do município, teve que ser fechado”.

De acordo com o prefeito, os recursos dos governos federal e estadual estão chegando e sendo aplicados imediatamente, por exemplo, em programas emergenciais para a população reconstruir suas casas.

Para ele, no entanto, os recursos mais importantes são os da solidariedade. “Até ontem não tínhamos alimentos, as pessoas reclamavam de fome, de repente começaram a chegar carretas lotadas, vindas de todo o país”, disse o prefeito.

Segundo Morastoni, seis mil pessoas ainda estão nos abrigos improvisados em escolas, igrejas e centros de eventos. Outras três mil formam filas em busca de alimentos, roupas, remédios e água mineral.

O Instituto Médico Legal registrou duas mortes durante a enchente em Itajaí. Ainda há 29 pessoas desaparecidas, que não retornaram para suas casas e não entraram em contato com suas famílias.

SIGA-NOS NO Google News