Cassilândia, Domingo, 12 de Julho de 2020

Últimas Notícias

20/05/2016 14:00

Torção do testículo: como acontece?

Abc Med

O testículo fica suspenso dentro do saco escrotal pelo canal deferente, artérias e veias, e normalmente tem certa mobilidade. Geralmente ele é aderente à base do escroto, mas se se libertar e movimentar-se além do normal pode torcer seu pedículo, de modo a diminuir ou cortar o fornecimento de sangue ao órgão. É então que se fala de torção do testículo. Ela geralmente ocorre, então, se o testículo roda em torno do seu eixo e estrangula seu pedículo, o que diminui ou corta o fluxo sanguíneo para ele.

Quais são as causas da torção de testículo?

A torção do testículo pode ocorrer em qualquer idade (inclusive no recém-nascido), porém é mais comum em crianças e adolescentes (10 aos 25 anos). Deve-se a malformações congênitas, exercícios violentos, traumas, banhos em água muito fria ou a uma combinação de todas essas coisas.

Quais são os sinais e sintomas da torção de testículo?

Os principais sinais e sintomas da torção do testículo são: dor súbita e intensa no saco escrotal (principalmente do lado comprometido) que pode se propagar para a virilha e o abdome; vermelhidão e edema escrotal; aumento da temperatura local; náuseas e vômitos. Em alguns casos pode haver hidrocele (acúmulo de líquido na bolsa escrotal). Em geral, o testículo esquerdo é mais afetado que o direito. Em algumas pessoas o quadro começa com atividade física ou sexual excessiva; em outros tudo pode começar durante o sono, talvez devido à posição das pernas.

Como o médico diagnostica a torção de testículo?

Uma história clínica de dor aguda e súbita em um dos testículos sempre fará pensar em torção testicular. O exame clínico do paciente mostrará dor na metade comprometida do escroto, bem como vermelhidão e inchaço. Deve ser feito diagnóstico diferencial com epididimite, edema escrotal agudo, orquite, hérnia encarcerada, tumor de testículo e processos inflamatórios ou infecciosos. Os exames de laboratório incluem: análises de urina e sangue (para excluir infecções), ecografia do escroto e cintilografia dos testículos.

Como o médico trata a torção de testículo?

Em princípio o médico tentará distorcer manualmente o testículo, mas se isso não for possível, será necessária uma cirurgia para fazer a distorção e fixação de um ou de ambos testículos.

Como evolui a torção do testículo?

A torção do testículo é uma emergência médica que precisa ser tratada rapidamente, sob pena de o testículo sofrer lesões irreversíveis e ter de ser extirpado.

Se for necessário remover um dos testículos, o outro será suficiente para manter a fertilidade e produção dos hormônios em níveis normais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 12 de Julho de 2020
Sábado, 11 de Julho de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)