Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polução noturna: o que é? Quais as suas causas e características?

Abc Med - 02 de junho de 2016 - 14:00

A polução noturna é definida como o derramamento involuntário de esperma durante o sono, sem preliminares, para os homens, e lubrificação vaginal, para as mulheres, acompanhada ou não de sonhos eróticos. Embora seja mais comum entre adolescentes e adultos jovens (12 aos 20 anos de idade), a polução noturna pode acontecer também a homens ou mulheres casados e com vida sexual ativa e estável, podendo chegar ao orgasmo. Ela é um meio natural de eliminação do excesso de sêmen e outras secreções sexuais pelo organismo. Quem se masturba com frequência ou tem uma vida sexual ativa, apresenta esse tipo de ejaculação em menor número de vezes. Estas ejaculações involuntárias são fisiológicas e normais e não causam mal à pessoa.

Quais são as causas da polução noturna?

A polução noturna resulta de uma excitação dos órgãos genitais que ocorre durante a fase R.E.M. (Rapid Eye Moviment) do sono, sendo que a emissão pode acontecer com ou sem ereção e esta, mais frequentemente, pode acontecer sem ejaculação.

Qual é a fisiopatologia da polução noturna?

Os homens não nascem com espermatozoides, porém eles começam a ser produzidos na puberdade e para carregá-los o organismo começa a fabricar esperma. O esperma é produzido continuamente pelos testículos, epidídimos, próstata e vesículas seminais e como estes órgãos não têm capacidade muito grande para o armazenamento, o corpo se torna uma “panela de pressão” e eles devem ser eliminados regularmente. Num homem que tem relações sexuais frequentes isso não é um problema, mas em adolescentes e homens adultos que ficam muito tempo em abstinência sexual, a polução noturna acontece como um modo do organismo ''descarregar'' o esperma acumulado.

Embora um equivalente da polução noturna também ocorra em mulheres, ela é mais associada aos homens. As poluções noturnas podem estar acompanhadas ou não por sonhos eróticos, mas geralmente o indivíduo não se lembra de qualquer sonho sexual. Estas perdas seminais são devidas a uma expansão mais ou menos forte do sistema nervoso, de modo que ao menor impulso erótico ou, mesmo sem a presença deste, elas ocorrem durante o dia ou durante a noite. As poluções noturnas ocorrem tipicamente em adolescentes ou jovens ainda não iniciados sexualmente, que estão com energia sexual reprimida ou insatisfatoriamente resolvida. Após o início da vida sexual ativa, a tendência da polução noturna é diminuir e até cessar.

Quais são as principais características da polução noturna?

Em alguns casos a polução noturna marca o início da vida sexual do jovem e a sua capacidade de se reproduzir, da mesma forma que a primeira menstruação o faz para a menina. Por vezes ela se faz acompanhar de um sonho erótico. Contudo, é incerto se a polução provoca o sonho ou se esse é provocado pelas excitações físicas durante a fase R.E.M. do sono, durante a qual o corpo se excita e o pênis fica ereto, sendo então normal que possa ocorrer uma ejaculação e um orgasmo. Nesse caso, a pessoa acorda excitada. Alguns homens acordam durante a ejaculação noturna, mas outros continuam a dormir e só quando acordam notam os sinais dela. Fala-se em espermatorreia quando há perdas exageradas. Os sintomas desta condição podem ser fadiga do corpo e da mente.

SIGA-NOS NO Google News