Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/02/2005 16:07

Nova caderneta de saúde para nascidos a partir de 2005

ACS - Ministério da Saúde

As crianças nascidas a partir deste ano vão ter uma nova caderneta de saúde, que vai substituir o cartão de vacinação. Mais completa, a Caderneta de Saúde da Criança possui 26 páginas, onde podem ser anotadas informações sobre a gestação, parto e pós-parto, saúde bucal, ocular e auditiva do bebê e também os tratamentos realizados. "Esse é um modelo muito mais completo que vai auxiliar não apenas os profissionais de saúde, mas principalmente as famílias, que vão ter acesso a um conjunto de informações sobre o crescimento e desenvolvimento da criança", disse o ministro da Saúde, Humberto Costa. O documento também tem espaço para anotações sobre suplementação profilática de ferro e vitamina A, medida encefálica, dicas de saúde e alimentação e um resumo dos Direitos da criança. "A caderneta vai ajudar para que os profissionais ainda que em algumas situações não haja acompanhamento por um único profissional eles possam ter um retrato de tudo que antecedeu aquela consulta", afirmou Humberto Costa. Com um bebê de apenas três semanas, a professora Vanderléia dos Santos diz que a nova caderneta vai tornar mais fácil acompanhar o desenvolvimento do filho. "Através da caderneta, as dúvidas que a gente tiver já aproveita e tira no consultório médico com a caderneta na mão". A Caderneta de Saúde deve acompanhar a criança até os dez anos de idade. "E depois a gente aproveita, já guarda para quando ele estiver grande contar toda a história", planeja Vanderléia dos Santos. "Essa caderneta é uma fonte segura não só para as mães, mas também para os bebês. Se acontece alguma coisa ela vai trazer todas as informações possíveis que de repente a gente não está podendo dar por algum motivo", acrescenta a professora. O ministério da Saúde produziu 3,5 milhões de exemplares que vão ser distribuídos tanto nas maternidades públicas quanto particulares. As cadernetas vão ser distribuídas anualmente para todo o país. A orientação é que as crianças já nascidas continuem usando o cartão de vacinação.

Agência Brasil

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)