Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ensino Médio de MS está entre os nove melhores do País

24 de fevereiro de 2006 - 14:15

Com quase 100 mil alunos matriculados, o ensino médio em Mato Grosso do Sul tem conseguido destaque nacional. Na avaliação de desempenho do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem - 2005), divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep), o Estado está classificado na nona posição, com uma média de 43,5 pontos nas provas objetivas e redação, enquanto a média nacional foi de 43,85 pontos.

Mato Grosso do Sul ficou atrás apenas do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Na prova de redação, o Estado conquistou a quarta posição, com média de 57,2 pontos, superando estados como São Paulo e Paraná.

“Esses dados têm mostrado o resultado do investimento na qualidade do ensino e da aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, afirma o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, lembrando que a rede estadual de ensino engloba 84,3% dos alunos do ensino médio em Mato Grosso do Sul. De acordo com o secretário Hélio de Lima, os dados do Enem avalizam os resultados alcançados por Mato Grosso do Sul no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, de 2003.

O desempenho dos alunos do terceiro ano do ensino médio do Estado garantiu a quarta posição no ranking nacional, em Língua Portuguesa, e a quinta colocação em Matemática. Além dos resultados do Enem, os prêmios conquistados por várias escolas estaduais mostram a evolução da qualidade do ensino, sobretudo o público.

A escola estadual Waldemir Barros da Silva, do bairro Moreninha I, em Campo Grande, desenvolveu o projeto “Uma nova identidade para o ensino médio noturno” que foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A unidade vai receber R$ 140 mil do governo federal para adquirir equipamentos, materiais didáticos e capacitar os educadores e as educadoras para estimular a permanência dos estudantes do noturno na escola e atingir níveis cada vez mais satisfatórios de freqüência e de aprovação nesse turno.

As escolas estaduais Padre João Greiner, de Campo Grande, Professor José Edson Domingos dos Santos, de Ponta Porã, e Afonso Pena, de Três Lagoas, também tiveram projetos voltados para o ensino médio premiados pelo Programa Ética e Cidadania – Construindo valores na escola e na sociedade, do MEC.

Cada unidade receberá repasse financeiro de R$ 5 mil para colocar em prática as atividades do projeto, que visa fortalecer a formação cidadã dos alunos e das alunas, estimulando a reflexão sobre valores éticos e morais. No final do ano passado, a escola Padre João Greiner já havia recebido um incentivo do MEC, com a classificação no prêmio Ciências do Ensino Médio.

A unidade venceu a etapa estadual do prêmio com o projeto Segredo Vivo, que há dois anos envolve alunos e a comunidade do bairro Estrela do Sul, Campo Grande, na pesquisa, recuperação e preservação da área do córrego Segredo, ameaçado pela poluição, erosão e desmatamento.


RMTonline

SIGA-NOS NO Google News