Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Decreto cria Comissão Nacional de Política Indigenista

Carolina Pimentel / ABr - 22 de março de 2006 - 14:02

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (22) um decreto que cria a Comissão Nacional de Política Indigenista. O órgão ficará encarregado de elaborar políticas para atender as necessidades dos povos indígenas.

Vinculada ao Ministério da Justiça, a comissão terá 30 integrantes. Desse total, 18 indígenas, 10 membros do governo federal e dois representantes de organizações não-governamentais ligadas às causas indígenas.

Os índios e o governo terão, cada um, direito a 10 votos. A presidência e a secretaria-geral da comissão ficarão sob a responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo o presidente da fundação, Mércio Pereira Gomes, a comissão aproxima os índios e o governo. "Significa o reconhecimento do Estado brasileiro de que os índios estão aqui para ficar, permanente", disse Gomes, durante a cerimônia de assinatura do decreto no Palácio do Planalto.

No evento, o presidente Lula ganhou um cocar dos índios Rikbaktsa, do norte do Mato Grosso. O acessório, feito de pena, pêlo e algodão, representa paz e amor. Lideranças indígenas de outras partes do Brasil e das Américas também participaram da cerimônia, além dos ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.

SIGA-NOS NO Google News