Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros têm assistência médica gratuita em nove países

Agência do Rádio - 09 de julho de 2012 - 07:46

Os brasileiros que contribuem para Previdência Social e que viajarem para nove países têm direito a atendimento médico hospitalar gratuito. São eles Itália, Portugal, Chile, Grécia, Cabo Verde, Uruguai, Paraguai, Argentina e Espanha. O benefício é resultado de cooperação técnica entre o Brasil e esses países. Para isso, é preciso obter o Cdam, Certificado de Direito à Assistência Médica. Para retirar o documento, a pessoa deve apresentar identidade, carteira assinada, passaporte, além do carnê de contribuição da Previdência Social. O Cdam é emitido de graça pelo Ministério da Saúde nas unidades do ministério em cada capital. Para países do Mercosul como Paraguai, Uruguai e Argentina não é preciso retirar o Cdam por causa de um acordo de livre trânsito para os brasileiros. A jornalista Carolina Oliveira estava na Espanha há três anos quando sofreu uma crise de asma e recebeu atendimento gratuito no país.


\"Estava em Barcelona viajando, estava muito mal com febre, não respirava, não dormia direito com a asma atacando toda hora era réveillon e aí a gente procurou o hospital mais perto e aí eu me lembro que eu fiz o cadastro normal como brasileira, me levaram a uma médica e foi um atendimento super tranquilo.\"

O diretor do Denasus, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Adalberto Fulgêncio diz que qualquer atendimento médico é garantido de graça aos brasileiros que estão em um desses países:

\"Havendo qualquer infortúnio, qualquer mal estar, qualquer acidente que exija o atendimento médico hospitalar nesses países você tem a gratuidade desse atendimento de maneira integral sem nenhum problema.\"

Fulgêncio informa que a validade do documento vale de acordo com a necessidade do viajante, mas tem prazo máximo de um ano, com possibilidade de renovação. Para mais informações basta acessar na internet: sna.saude.gov.br/cdam.

Reportagem, Hortência Guedes


SIGA-NOS NO Google News