Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/07/2012 07:46

Brasileiros têm assistência médica gratuita em nove países

Agência do Rádio

Os brasileiros que contribuem para Previdência Social e que viajarem para nove países têm direito a atendimento médico hospitalar gratuito. São eles Itália, Portugal, Chile, Grécia, Cabo Verde, Uruguai, Paraguai, Argentina e Espanha. O benefício é resultado de cooperação técnica entre o Brasil e esses países. Para isso, é preciso obter o Cdam, Certificado de Direito à Assistência Médica. Para retirar o documento, a pessoa deve apresentar identidade, carteira assinada, passaporte, além do carnê de contribuição da Previdência Social. O Cdam é emitido de graça pelo Ministério da Saúde nas unidades do ministério em cada capital. Para países do Mercosul como Paraguai, Uruguai e Argentina não é preciso retirar o Cdam por causa de um acordo de livre trânsito para os brasileiros. A jornalista Carolina Oliveira estava na Espanha há três anos quando sofreu uma crise de asma e recebeu atendimento gratuito no país.


\"Estava em Barcelona viajando, estava muito mal com febre, não respirava, não dormia direito com a asma atacando toda hora era réveillon e aí a gente procurou o hospital mais perto e aí eu me lembro que eu fiz o cadastro normal como brasileira, me levaram a uma médica e foi um atendimento super tranquilo.\"

O diretor do Denasus, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Adalberto Fulgêncio diz que qualquer atendimento médico é garantido de graça aos brasileiros que estão em um desses países:

\"Havendo qualquer infortúnio, qualquer mal estar, qualquer acidente que exija o atendimento médico hospitalar nesses países você tem a gratuidade desse atendimento de maneira integral sem nenhum problema.\"

Fulgêncio informa que a validade do documento vale de acordo com a necessidade do viajante, mas tem prazo máximo de um ano, com possibilidade de renovação. Para mais informações basta acessar na internet: sna.saude.gov.br/cdam.

Reportagem, Hortência Guedes


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)