Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

'Deu ruim' para o comércio em janeiro: resultado é o pior em 5 anos

Campo Grande News - 12 de fevereiro de 2016 - 06:10

O comércio começou 2016 com as vendas 'lá em baixo'. Segundo MCV (Boletim do Movimento do Comércio Varejista) da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), o mês de janeiro foi o pior para o comércio da Capital desde 2011.

No mês passado, o índice foi de 74 pontos contra os 91 registrados em 2015, 100 pontos em 2014, e os 110 pontos alcançados em 2013. “A tendência histórica é realmente de redução do Índice no mês de janeiro em relação dezembro, por conta das festas de fim de ano e seus reflexos junto aos consumidores”, explica o economista da ACICG, Normann Kallmus.

“Em novembro de 2015 o MCV-PJ já apresentava uma tendência de queda acentuada em relação ao ano anterior, e registrava o valor de 75 pontos. A importância desse indicador consiste no fato de que empresas tendem a ser menos influenciadas por aspectos não racionais e, portanto, se estão reduzindo suas atividades é porque estão buscando restringir suas compras, num movimento que parece ser consistente com o histórico recente”, disse

O MCV/ACICG é apurado a partir da evolução dos dados do setor, englobando as transações realizadas entre empresas e também entre consumidores e o comércio.

Previsão para fevereiro

O economista da ACICG Normann Kallmus comenta que de acordo com série histórica, a previsão para o mês de fevereiro não é animadora. “Com exceção de 2015, quando o MCV permaneceu estável, em todos os demais períodos apurou-se uma queda no mês de fevereiro em relação a janeiro. As transações relacionadas às “voltas às aulas” de janeiro, compensam a natural queda em relação a dezembro. Fevereiro, porém, além de ser um mês mais curto, ainda contou com o Carnaval, que reduz as atividades do comércio”, diz.

SIGA-NOS NO Google News