Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Polícia

Avião que saiu do Paraguai com meia tonelada de cocaína é interceptado pela FAB

Dourados News - 10 de abril de 2024 - 09:35

Avião que saiu do Paraguai com meia tonelada de cocaína é interceptado pela FAB

A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou na manhã de terça-feira (9/4), nas proximidades de Londrina (PR), uma aeronave de modelo Cessna 182, matrícula PT-CPR, com mais de 500 quilos de cocaína que ingressou no espaço aéreo brasileiro pelo Mato Grosso do Sul, oriunda do Paraguai.

Dois aviões de defesa aérea A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

Ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo COMAE e pela PF (Polícia Federal).

A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004, e foi constatado que estava com matrícula clonada.

Na sequência, foi determinado pelo piloto do A-29 pouso obrigatório em Londrina.

A aeronave não cumpriu a ordem e fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), por volta das 11h.

Depois disso, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS), quando o piloto foi detido e a carga que transportava apreendida.

Na aeronave foram apreendidos 565 kg de cocaína, segundo a PF.

De acordo com as investigações, o avião possivelmente é clonado, uma vez que o verdadeiro teria sido inutilizado em operação da própria Polícia Ferderal na terra indígena Yanomami em maio de 2023.

O piloto era habilitado desde 2021, foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Marília (SP).

SIGA-NOS NO Google News