Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Você sabia que é possível tratar um mioma sem cirurgia?

Fonte: Vida Saudável - O Blog do Einstein

Redação - 05 de dezembro de 2020 - 11:00

Você sabia que é possível tratar um mioma sem cirurgia?

O que é mioma?
O mioma é um tumor benigno que acomete o útero, pode se desenvolver durante a idade fértil da mulher e pode provocar sangramento excessivo ou comprimir estruturas adjacentes, principalmente a bexiga. Mulheres que não tiveram filhos, obesas e com histórico de mioma na família, podem ter predisposição para o surgimento da doença.

Existem três tipos de mioma uterino e eles podem desenvolver-se dentro, fora, entre as paredes do útero ou dentro da cavidade uterina. E são classificados em:

Subserosos
Intramurais
Submucosos
Sintomas do mioma
Os principais sintomas associados ao mioma são:

Maior perda de sangue na menstruação;
Período menstrual prolongado;
Cólicas ou dores abdominais;
Aumento do volume do útero e região abdominal;
Prisão de ventre;
Vontade de urinar mais vezes ou incontinência urinária;
Dores durante o contato íntimo;
Dificuldade para engravidar.
Apesar de ser remota a possibilidade de um câncer, pode haver situações onde o mioma acometa o útero da mulher de uma maneira generalizada, necessitando da remoção cirúrgica do órgão.

Diagnóstico e causa
O diagnóstico é realizado em uma consulta com o ginecologista, através dos exames de ultrassonografia e ressonância nuclear magnética. O Mioma aparenta estar relacionado a uma desordem da estrutura vascular da camada muscular do útero.

Tratamento minimamente invasivo
A radiologia intervencionista oferece a vantagem de realizar um procedimento menos agressivo, uma recuperação mais rápida e a possibilidade de realizar o tratamento cirúrgico se necessário.

O mioma pode ser tratado em alguns casos, apenas com acompanhamento clínico, remoção cirúrgica (miomectomia) ou através da embolização.

A embolização é uma modalidade de tratamento onde o Intervencionista, através de uma punção na região da virilha, interrompe a circulação dos miomas objetivando a diminuição dos nódulos e do volume do útero com melhora significativa dos sintomas da doença.

Importante salientar que os resultados com a embolização são encorajadores, a técnica é realizada nos grandes centros mundiais e os profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein têm ampla experiência com a técnica e com um grande número de pacientes tratadas com a embolização.

Por Dr. Eduardo Zlotnik, Ginecologista do Einstein / CRM SP 73 681, Dr. Felipe Nasser, Médico Radiologista Intervencionista do Einstein / CRM SP 64 566 e Dr. Mariano Tamura Vieira Gomes, Ginecologista do Einstein / CRM SP 87 389

SIGA-NOS NO Google News