Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Verão começa com previsão de tempo fechado nesta semana em MS

Pancadas de chuva mais significativas são esperadas a partir de quarta-feira

Agência Brasil - 21 de dezembro de 2020 - 13:40

Verão começa com previsão de tempo fechado nesta semana em MS

O verão começa nesta segunda-feira (21) e a primeira semana da nova estação tem previsão de chuva para Mato Grosso do Sul. Nesta semana, o tempo ficará parcialmente nublado em todo o Estado e há chance de pancadas de chuva. Mesmo assim, as temperaturas continuam altas e chegam a 41ºC em MS. Na quinta-feira (25), dia do Natal, o dia terá céu encoberto e chuviscos em Campo Grande.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), há previsão de tempo fechado em todo o estado nesta semana e as pancadas de chuva mais significativas e generalizadas são esperadas para MS a partir de quarta (23). A concentração de chuva ficará sobre a região do bolsão, onde são esperados até 80 milímetros acumulados e nas demais áreas em até 50 milímetros em todo período.

Na semana seguinte, a última do ano, as chuvas continuam a ocorrer no MS de forma frequente e com volumes maiores se comparados ao primeiro período. “É necessário atenção por parte da população a problemas urbanos como alagamentos e enxurradas. A concentração poderá estar na parte leste do MS onde são esperadas até 100 milímetros e nas demais áreas em até 50 milímetros em todo período”, alertou o Cemtec.

O Centro ainda ressalta que o mês de dezembro é um dos mais chuvosos no MS e que, devido às elevadas temperaturas e umidade, pancadas de chuvas ocorrem com mais frequência entre a tarde e à noite, muitas vezes localizadas e de forte intensidade, a depender das condições locais.

Verão em MS
O prognóstico divulgado pelo Cemtec,com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para Mato Grosso do Sul aponta que o verão é a estação mais chuvosa do ano no Estado e que mesmo com a presença do fenômeno La Niña, MS não deve sentir tanto os efeitos de estiagem.

“A quantidade de chuvas que ocorrem nessa época do ano trazem velhos e conhecidos problemas urbanos como alagamentos locais e enxurradas temporárias. Este ano, até pode ocorrer, mas a probabilidade é menor do comparado a anos anteriores. Isso porque é esperado que as chuvas fiquem abaixo da média no setor sudoeste, dentro da média na região central e ligeiramente (ou pouquinho) acima da média nas demais áreas, ou seja, espera-se chuva mais calmas e com acumulados que não causem problemas a população”.

O verão é a estação mais quente do ano e a média de temperatura em MS é de 26ºC. Porém, a tendência dos últimos anos é de que as temperaturas aumentem e é isso que vai acontecer o Estado. “É esperado um acréscimo de 1,5°C na temperatura média do Estado, o que parece pouco, mas mostra que teremos uma grande possibilidade de ter dias com possíveis picos de temperaturas elevadas chegando aos 37°C ou até mais”, alertou o prognóstico divulgado pelo Cemtec.

Confira a previsão de chuvas para as regiões de MS:

Central: 500 mm (dentro da normalidade)
Pantanal: 400 mm (acima da média)
Sudoeste: 350 mm (abaixo da média)
Sul (Grande Dourados, Cone Sul e Sul-Fronteira): 600 mm (acima da média)
Bolsão: 400 mm (acima da média)
Norte: 650 mm (acima da média)

SIGA-NOS NO Google News