Geral
Vacinação do idoso começa em uma semana
Ministério da Saúde começa em uma semana, no próximo dia 24, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A meta é imunizar 11 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos, o que corresponde a 70% dos 15,7 milhões de idosos, em todo o território nacional.
O objetivo da campanha é proteger a população idosa das complicações da gripe e de outras doenças que podem ser prevenidas com vacinas, como febre amarela, difteria e tétano. A campanha publicitária de vacinação do idoso deste ano tem o slogan "Viva melhor. Vacine-se contra a gripe".
O dia D da campanha, de maior mobilização, será 29 de abril, quando estados e municípios vão reunir 251,3 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 73,7 mil postos de vacinação. Serão utilizados 27,7 mil veículos, incluindo carros e barcos para a locomoção das equipes, além de uma aeronave.
A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. O Ministério lembra que a vacina não causa gripe e só não pode tomá-la quem apresenta um raro quadro de alergia comprovada à proteína do ovo.