Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tira-teima: Derby decisivo acontece pela terceira vez em solo palmeirense

O Palestra Itália levou a melhor em 1936 e o Corinthians em 2018; partida define o último campeão da década

Federação Paulista de Futebol - 08 de agosto de 2020 - 13:00

Tira-teima: Derby decisivo acontece pela terceira vez em solo palmeirense

Pela terceira vez na história do Campeonato Paulista, Palmeiras e Corinthians decidem o título estadual na casa palmeirense. Com um título para cada lado, 1936 para o Alviverde e 2018 para o Alvinegro, os rivais entram em campo neste sábado (8), às 16h30, para definir o campeão do Paulistão Sicredi 2020, o último da década.

Vitória Alviverde
Em 1937, ainda como Palestra Itália, o Alviverde foi campeão do Campeonato Paulista de 1936 no antigo Parque Antárctica, local onde hoje está construído o Allianz Parque. Na oportunidade, o estadual era dividido em dois turnos. O Corinthians conquistou a primeira metade de forma invicta, mas viu os palmeirenses levantarem o segundo turno após seis derrotas seguidas alvinegra. Assim, como previa o regulamento, o campeão de cada turno avançou à final.

No primeiro encontro, no dia 25 de abril de 1937, o Palestra Itália venceu pelo placar mínimo com gol de Frederico. No segundo jogo, no dia 2 de maio, o empate sem gols forçou a realização de um terceiro jogo. No duelo derradeiro, Luizinho e Moacyr marcaram pelo lado palestrino, Filó ainda descontou para o Corinthians, mas não evitou o título dos donos da casa na primeira vez em que o Derby decidiu o estadual. Na oportunidade, foi o quarto título paulista em cinco anos -1932, 1933, 1934 e 1936- conquistado pelo time de Palestra Itália.

Vitória Alvinegra
81 anos após o primeiro encontro entre os clubes em uma final estadual, Corinthians e Palmeiras voltaram a decidir o título paulista na casa alviverde. Na primeira fase, os 16 participantes foram divididos em quatro grupos de quatro equipes e os dois melhores avançavam às quartas de final.

O Corinthians foi o líder do Grupo A e eliminou o Bragantino, em dois confrontos, e o São Paulo na semifinal, também em dois jogos. Do outro lado, o Palmeiras avançou como líder no Grupo C e despachou o Novorizontino e o Santos, nas quartas e semifinal respectivamente.

Por ter melhor campanha geral, assim como na atual edição, o Palmeiras tinha a vantagem de decidir o segundo confronto diante do seu torcedor. No primeiro encontro entre os clubes na Arena Corinthians, Borja fez o gol que decretou o triunfo palestrino. Na volta, no Allianz Parque, Rodriguinho abriu o placar logo no início para o Corinthians e levou a decisão para os pênaltis.

Na disputa de penalidades máximas, o Corinthians venceu por 4 a 2, com gols Danilo, Romero, Lucca e Maycon. Cássio defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima e ajudou o Alvinegro a conquistar o bicampeonato estadual na época. Em 2019, o clube de Parque São Jorge chegaria ao tricampeonato.

Com o Palmeiras em busca de levantar o título estadual após 12 anos e o Corinthians de olho em alcançar o tetracampeonato consecutivo, feito conquistado somente pelo Paulistano (1916, 1917, 1918 e 1919), o Derby define o último campeão paulista da atual década.

SIGA-NOS NO Google News