Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senador critica oferta feita pelo governo a Colômbia

Agência Senado - 19 de setembro de 2003 - 14:23

O senador Osmar Dias (PDT-PR) estranhou a oferta feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reunir, em solo brasileiro, representantes das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) e do governo legalmente constituído na Colômbia, para intermediar uma negociação destinada a pôr fim ao conflito armado naquele país, em pronunciamento feito, hoje, no plenário do Senado Federal.

Para o senador, em vez de Lula se preocupar com assuntos domésticos da Colômbia, deveria abrir, de imediato, negociações entre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e proprietários de terra, a fim de encontrar uma solução para os conflitos que estão ocorrendo no campo e que já ocasionaram mortes. No Paraná, conforme informou, fazendeiros estão montando milícias armadas, o que considera grave.

Osmar Dias também estranhou a intenção do Executivo de enviar para exame do Congresso Nacional, em outubro, o novo programa de reforma agrária do governo que, informou, tem por objetivo principal unificar toda a legislação agrária brasileira. Segundo o senador, a matéria é ampla e complexa e o Legislativo não terá tempo suficiente para se aprofundar sobre a questão, já que a proposta poderá chegar ao Congresso por meio de medida provisória.

O senador também se mostrou preocupado com a intenção do governo de apenas unificar as legislações. A seu ver, é necessário criar novos dispositivos, destinados a contemplar com crédito e assistência técnica os pequenos proprietários e as famílias assentadas em acampamentos, além de reativar o Banco da Terra.



SIGA-NOS NO Google News