Geral
São Paulo continua a ter deflação, indica Fipe
A terceira semana de abril continuou a registrar uma taxa geral recuo de preços (deflação ou inflação negativa), de 0,06% para os paulistanos, segundo a prévia divulgada hoje (26) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Embora tenha ocorrido inflação acentuada de preços em saúde e vestuário, a taxa geral caiu puxada por uma redução acentuada no setor de alimentação.
Os preços do setor alimentação caíram 1,02% na terceira semana do mês e, como têm um peso significativo maior nos gastos do consumidor, contribuíram com -0,2 pontos percentuais (p.p.) do índice. Os preços em saúde subiram 1,06% e os de vestuário 0,94%, mas contribuíram com 0,075 p.p. e 0,05 p.p., respectivamente.
De acordo com os dados da Fipe, contribui para manter a taxa geral de preços sob controle a desaceleração dos aumentos de combustíveis, que registraram 1,29% de elevação na última semana de março e vêem, desde então, subindo menos, até registrarem aumentos de 0,26% na semana passada. Como têm peso proporcional maior nas contas pessoais, esses 0,26% representaram 0,041 p.p. do índice geral de -0,06%.
As taxas de variação de preços registradas para os demais setores pesquisados foram de 0,04% de aumentos em habitação e de 0,11% em educação, e redução de preços de 0,003% em despesas pessoais.