Geral
Rio Preto é a segunda colocada em casos de Aids
A cidade de São José do Rio Preto(SP), distante 360 quilometros de Cassilândia, ocupa a segunda colocação no Brasil em casos de Aids, segundo o mais recente boletim epidemiológico de Aids, divulgado este mês pelo Ministério da Saúde, tendo como ano base 1999.Naquele ano, Rio Preto teve índice de 71 doentes com Aids para cada grupo de 100 mil habitantes. Já existem dados do período compreendido entre 2000 a 2002, considerados provisórios e ineficazes para a classificação. Por enquanto, de acordo com os números mais recentes, Rio Preto tem, respectivamente, nos anos de 2000, 2001 e 2002, 72,2, 56,4 e 45,1 pessoas doentes para cada grupo de 100 mil moradores.
Como um pólo de referência para o tratamento em diversas doenças, Rio Preto atrai moradores de outras cidades da região para os serviços municipais de tratamento à Aids. Essa é uma das explicações dadas pela coordenação do Programa Municipal de DST/Aids para a segunda posição no ranking nacional, e primeiro estadual, de maior incidência da doença.
A primeira colocada é a cidade de Itajaí, em Santa Catarina. São José do Rio Preto aparece em segundo, Santos em terceiro, Florianópolis em quarto, Ribeirão Preto em quinto, Porto Alegre em sexto, Caçapava(SP) em sétimo e Catanduva, distante 50 quilometros de Rio Preto, em oitavo. ( com informações do Diario da Região, de São José do Rio Preto-Mônica Nóbrega)