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Recomendações para proteger gestores e trabalhadores em repartições públicas

Governo de TO - 29 de abril de 2020 - 14:20

Recomendações para proteger gestores e trabalhadores em repartições públicas

Para evitar riscos de transmissão do novo Coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Tocantins, seguindo a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador do Tocantins, emitiu nota técnica com recomendações de proteção e enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Estado. A nota, voltada aos gestores e trabalhadores em geral (estaduais e municipais), prestadores de serviço, terceirizados e colaboradores em repartições públicas, tem o intuito de orientar estes colaboradores.

"O enfrentamento à Covid-19 faz parte das funções essenciais da Saúde Pública. Estão sendo realizadas ações voltadas para a população ou para grupos com maior risco de contaminação, no entanto, atividades de trabalho do setor público, podem ter um papel relevante na disseminação do vírus e, portanto, requerem um maior cuidado entre os diversos atores envolvidos", destaca a nota.

O documento considera o Plano de Contingência do Tocantins para o novo Coronavírus e o Decreto nº 6.072, de 21 de março de 2020, que declara estado de calamidade pública em todo território do Estado do Tocantins afetado pela Covid-19 - Codificação Brasileira de Desastre 1.5.1.1.0, bem como o cenário mundial da pandemia, em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde.

Entre as recomendações estão:

- Manter vigilância para identificação de casos suspeitos de infecção e orientação aos trabalhadores para que comuniquem imediatamente sintomas da doença a uma unidade de saúde mais próxima;

- Seguir os planos de contingência recomendados pelas autoridades locais, tais como permitir a ausência no trabalho, implantar escalas diferenciadas, adotar trabalhos em turnos, reduzir a força de trabalho necessária, permitir a realização de trabalhos a distância, dentre outras formas que possam evitar a aglomeração de pessoas no local de trabalho;

- Substituir, sempre que possível, o atendimento presencial ao público pelos meios tecnológicos disponíveis;

- Intensificar a constante limpeza de pisos, bancadas, superfícies, corrimão, maçaneta e banheiro com água, sabão, álcool em gel 70% e Hipoclorito de Sódio 1%;

- Disponibilizar e garantir, para lavagem das mãos, locais providos de sabão líquido e de papel toalha descartável, entre outras.

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