Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pode estar nascendo dois novos Chapadão do Sul

Anderson Viegas - 08 de julho de 2003 - 09:32

Campo Grande (MS) – O governador Zeca do PT disse ontem na reunião com as comissões pró-emancipação dos distritos de Figueirão (Camapuã) e Paraíso das Águas (Costa Rica), no gabinete da Governadoria, que as duas localidades têm no mínimo um potencial para se transformar em cidades do porte de Nova Alvorada do Sul, que foi emancipada em 1991, tem 6,9 mil habitantes e já desponta com uma das principais do Estado.
Segundo o governador, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Ary Rigo (PDT), que participou da reunião e da elaboração do projeto de lei que pede o desmembramento dos distritos, tem uma perspectiva ainda mais otimista em relação às duas localidades. “O Rigo já acha que vão estar nascendo duas cidades do porte de Chapadão do Sul (município de 8,4 mil habitantes, emancipado em 1987 que é hoje um dos principais do Estado na agricultura na produção de soja, milho, algodão, girassol, sorgo e arroz e também na pecuária). Tomará, porque o que depender do governo do Estado nós estaremos fazendo tudo para ajudar esses dois novos municípios a se viabilizar”, afirmou Zeca.
O governador assegurou ainda que cumprido todo o tramite para a criação dos dois novos municípios, com os projetos sendo aprovados em plebiscitos promovidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (o de Figueirão acontece no dia 14 de setembro e o de Paraíso das Águas no dia 21 de setembro), depois sendo encaminhados para a apreciação e votação pela Assembléia Legislativa, ele estará presente nas novas cidades para sancionar o ato de criação.
“Vai ser um momento histórico, porque seremos como as mães que guardam seus filhos no ventre durante os nove meses da gestação e depois acompanham o seu nascimento e os seus primeiros passos”, salientou, completando que a perspectiva de criação desses dois municípios representa o “bom” momento que o Estado vive.
Além do governador e do deputado Rigo, participaram da reunião o presidente da Comissão Especial de Divisão Territorial da Assembléia Legislativa, deputado estadual Akira Otsubo (PTB), o deputado estadual Jérson Domingos (PTB), o secretário de Coordenação Geral de Governo, Paulo Duarte, o subsecretário de Articulação das Políticas de Desenvolvimento Regional, Marcos Roberto Carvalho de Melo, e o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT). A comissão pró-emancipação de Figueirão foi representada no encontro pelos vereadores de Camapuã Ildo Furtado da Silva (PTB) e Gilson Pereira de Faria (PSDB) e por Antônio Inácio, Benício Furtado, Elzi Furtado Alves, Nelza Maria Ferreira Custódio, Alessandro Consolaro, Ivan Moreira Lima e Rubens Berquo. Enquanto que o distrito de Paraíso das Águas foi representada pelo vice-prefeito de Costa Rica, Roberto Rivelli, vereador Ivan da Cruz Pereira (PSDB) e por José Hilário Grisuk, Roberto Carlos da Silva, Celso Martins da Cunha, Silvio Martins da Cunha, Belmiro Aparecido de Amorim, Mário Cottica e Francisco Cândido Resende.
Os distritos – Figueirão está distante aproximadamente 120 quilômetros de Camapuã, possui uma população de aproximadamente 4,2 mil pessoas, e economia baseada na pecuária, já Paraíso das Águas está distante 32 quilômetros de Costa Rica, tem cerca de 4,3 mil habitantes e conta com a agricultura e pecuária como base da economia.

SIGA-NOS NO Google News