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Peixe mais barato, vai incentivar o consumo

Agência Brasil - 14 de setembro de 2003 - 16:28

A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançam amanhã, às 11h, no Riocentro, o projeto Semana do Peixe, que será realizada em novembro em redes de supermercados de todo o País, com descontos de até 30% no preço dos produtos ao consumidor. O objetivo é acelerar a divulgação dos benefícios do consumo de pescado à população,

O Brasil, além de seus 8,5 mil km de costa, 3,5 milhões de Km2 de Zona Econômica Exclusiva (ZEE) - o equivalente a quase metade do território nacional, abriga mais de 2 milhões de hectares de terras alagadas, reservatórios e estuários propícios à aqüicultura e 12% da reserva de água
doce disponível do planeta.

Apesar disso, os brasileiros consomem menos de 7 quilos per capita ao ano, enquanto a média mundial é estimada em 20 kg per capita/ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo per capita de, no mínimo12 kg per capita/ano.

O peixe faz bem ao cérebro, artérias, ossos; combate a aterosclerose e reduz em quase 60% os riscos de se desenvolver o Mal de Alzheimer.

Com uma produção total de pescado em torno de 985 mil toneladas por ano, a aqüicultura no Brasil já responde por 260 mil toneladas/ano. Somente no cultivo de tilápia, são produzidas anualmente mais de 75 mil toneladas.

Com a criação, em primeiro de janeiro deste ano, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, pela primeira vez o Brasil passou a ter uma política para o
setor pesqueiro tratada em nível ministerial. Com a aceleração, da década de 1970 em diante, do cultivo de produtos da água em cativeiro, a aqüicultura, cuja produção no Brasil foi mais desenvolvida nos últimos cinco anos, e agora ganha um redimensionamento em sua produção junto ao agronegócio. As inforações são da assessoria de imprensa da SEAP.


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