Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O surdo no mercado de trabalho

Bia Sangy - 11 de outubro de 2003 - 08:48

No próximo dia 18, a Derdic – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação –PUC/SP – comemora os 49 anos do Instituto Educacional São Paulo (IESP), responsável pelo regime escolar da entidade. Especializado no atendimento a crianças e adolescentes surdos, o instituto vem se tornando referência em seu segmento de atuação pelas propostas educacionais diferenciadas, que se adequam às necessidades e a faixa etária de cada aluno.

Para celebrar o aniversário do IESP, a Derdic realizará o Fórum IESP/POOE, que falará sobre a inserção do surdo no mercado de trabalho, no qual farão parte representantes de empresas que já contrataram surdos, ex-alunos, professores e toda a equipe do Programa de Orientação Ocupacional e Escolar (POOE). Esse programa é uma iniciativa da entidade e tem o objetivo de encaminhar pessoas portadoras de surdez para o mercado de trabalho, além de procurar sensibilizar as empresas, informando-as sobre as características da surdez e sobre as habilidades do surdo para ocupar vários cargos profissionais com eficiência.

“O POOE realiza o processo de captação de vagas no mercado de trabalho, encaminha os surdos de acordo com as vagas disponibilizadas, presta assessoria durante o processo de seleção, o treinamento e o período de experiência na empresa”, explica a coordenadora do POOE Cristina Redondo.

Na programação do evento constam palestras sobre os serviços oferecidos, a legislação atual e as questões relativas à colocação profissional do surdo. Além disso, será aberto um espaço para discussão e para depoimentos, no qual cada participante poderá relatar sua experiência. Segundo a diretora do IESP, Christina Cruz, a realização desse fórum é uma forma de mostrar à comunidade surda a preocupação que o instituto tem na formação social de seus alunos. “Os 49 anos do IESP será um marco na história do instituto, pois já estamos colocando em prática vários projetos referentes à melhoria da infra-estrutura da sede. A quadra Osmar Santos, por exemplo, passará por reforma ainda esse ano e se tornará um ginásio de esporte e um centro diferenciado de capacitação em hotelaria e gastronomia para os nossos alunos e jovens surdos”, afirma a diretora.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: [email protected] ou pelo Fax: (11) 5539-3992.


Sobre a Derdic

Fundada há 33 anos, a Derdic – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação - é uma entidade sem fins lucrativos, ligada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Priorizando famílias carentes, a entidade oferece atendimento educacional para crianças e adolescentes surdos e atendimento clínico para portadores de distúrbios da audição voz e linguagem. A prestação de serviços à comunidade, a formação e aprimoramento de profissionais e a pesquisa são os três objetivos básicos da instituição. Sua atuação também está direcionada à conservação da audição de trabalhadores e idosos e na prevenção de problemas vocais em profissionais da voz.

Pela qualidade de seus serviços e pesquisas a Derdic é reconhecida como referência em seu segmento de atuação. Atualmente são atendidas 170 crianças e adolescentes surdos em regime escolar e são realizados cerca de 35 mil procedimentos clínicos por ano. O Programa de Orientação Ocupacional e Escolar - POOE - efetua serviço de cadastramento, orientação e treinamento ocupacional para surdos adultos e hoje mantém cerca de 2.200 surdos inscritos. O endereço da Derdic na web é: http://www.derdic.org.br

SIGA-NOS NO Google News