Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: exercícios físicos trazem benefícios após o parto

Portal Educação Física - 02 de março de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: exercícios físicos trazem benefícios após o parto

A prática de exercícios físicos durante a gravidez traz uma série de benefícios para a gestante. Estudo apresentado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal) mostra que entre esses benefícios estão o alivio do estresse, controle do peso e da hipertensão. O estudo também destaca o papel da atividade física no pós-parto.

De acordo com o trabalho de autoria de Joana Raquel Neto Marques dos Santos, os benefícios do exercício no pós-parto incluem melhoria da condição cardiovascular, facilidade na perda de peso, bem-estar psicológico, redução da ansiedade e da depressão e aumento da energia. “As mulheres no período pós-parto são capazes de participar de atividades de intensidade moderada sem comprometer o aleitamento materno. Fortalecendo os músculos do pavimento pélvico há uma redução do risco de desenvolver incontinência urinária de esforço”, escrevem os autores.

Segundo o estudo, as mulheres que já faziam atividades físicas antes da gravidez ou durante a gravidez devem retomar de forma gradual a sua realização após o parto. “Recomendações atuais sugerem que se a gravidez e o parto ocorrerem sem complicações, um programa de intensidade moderada, consistindo de uma caminhada, fortalecimento do pavimento pélvico e alongamentos, deve ser iniciado imediatamente. No entanto, se o parto foi complicado ou se foi um parto por cesariana, o médico obstetra deve ser consultado antes de se iniciar algum exercício físico, normalmente depois da primeira consulta pós-parto entre a sexta e oitava semanas”, diz o texto.

SIGA-NOS NO Google News