Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: 10 benefícios da corrida para as mulheres

Mundo Fitness

Bolsa de Mulher - 29 de março de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: 10 benefícios da corrida para as mulheres

A corrida é um exercício acessível a todos, simples, que tem a vantagem de poder ser praticado a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando para isso escolher as sapatilhas adequadas e disposição. Além de ajudar a perder peso e definir os músculos, é uma atividade física que tem muitos outros benefícios para a saúde da mulher, podendo ser importante na diminuição do stress e dos sintomas da TPM, por exemplo.

De seguida, apresentam-se 10 Benefícios da Corrida para as Mulheres.

1. Emagrece
Correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético de aproximadamente 600 kcal. Isto é possível porque a corrida movimenta grandes grupos musculares. Quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormónios como o glucagon, adrenalina e o cortisol, que age para o corpo utilizar a gordura como fonte de energia. São eles que promoverão grandes gastos energéticos por até duas horas depois.

2. Tonifica os músculos
A corrida diminui e controla a percentagem de gordura corporal, reduz a flacidez e melhora a tonificação muscular. Consequentemente, irá diminuir a gorduras em regiões específicas da mulher, tornando os músculos dessas regiões mais definidos.

3. Melhora o sono
Atualmente o exercício físico é reconhecido pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção não farmacológica para a melhoria da qualidade do sono.

4. Fortalece o coração
O exercício físico é muito utilizado como uma importante estratégia para o controlo do nível de lipídios no organismo e redução de riscos de doenças cardiovasculares, por aumentar a aptidão cardiorrespiratória.

5. Melhora o humor
A corrida aumenta os níveis de um neurotransmissor, a dopamina, que dá a sensação de prazer. Também aumenta os níveis de serotonina no cérebro, provocando bem-estar. Por isso, pode ser considerada uma importante aliada na diminuição do stress e dos sintomas da TPM.

6. Acelera o metabolismo
A produção e secreção de hormónios tiroidianos (T3 e T4), responsáveis por controlar o metabolismo energético, aumenta com a corrida, o que a torna extremamente benéfica para quem procura o controlo do metabolismo e o aumento da eficiência do gasto energético.

7. Torna os ossos mais fortes
O impacto do corpo no solo aumenta a resistência dos ossos. É importante, no entanto, correr com sapatilhas adequadas à passada.

8. Trabalha a consciência corporal
A corrida exige foco e concentração, estimulando o raciocínio e a memória. Mas assim como noutras práticas desportivas, existirá também a tentativa de superação, pelo que é importante estar atento aos sinais que o corpo dá.

9. Combate doenças
Estudos demonstram que a corrida aumenta a sinalização de uma proteína no cérebro denominada de BNDF, que eleva o número de neurónios no hipocampo – região da memória. Além disso, melhora a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose, principal açúcar utilizado pelo organismo, o que diminui os riscos de diabetes.

10. Estimula a líbido
Além da produção de hormónios do bem-estar, que continuam agindo por algum tempo após a prática desportiva, a corrida renova a energia feminina, ajuda a mulher a conhecer, entender e respeitar melhor o seu corpo. Tudo isso contribui para elevar a auto-estima e, consequentemente, estimular a líbido.

SIGA-NOS NO Google News