Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Moradores de MS poderão conferir chuva de meteoros e fato que ocorreu a 800 anos

Ainda em dezembro, estão previstos eventos como eclipse solar e conjunção de Júpiter e Saturno

Mylena Rocha, Midiamax - 13 de dezembro de 2020 - 06:09

Por Mundo Educação
Por Mundo Educação

O ano está quase no fim, mas eventos astronômicos ainda devem acontecer neste mês de dezembro e poderão ser vistos no céu de Mato Grosso do Sul. Serão três fenômenos no céu: chuva de meteoros, eclipse solar e a conjunção de Júpiter e Saturno. O destaque é a chuva de meteoros Geminídeas, que acontece na madrugada de segunda-feira (14) e deve dar um espetáculo para quem observar o céu em MS.

Integrante da Rede Exoss, que monitora a ocorrência de meteoros, Giovanni Rescigno explica que a chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu em Mato Grosso do Sul. O ‘pico’ do fenômeno está previsto para a madrugada de segunda-feira (14), mas a chuva já começa por volta das 23 horas de domingo (13). “Vai ser uma chuva espetacular, com bastante meteoros”, ressalta.

A boa notícia é que neste ano a lua não deve atrapalhar a observação, já que estará na fase de Lua Nova, estando 1% cheia. A única coisa que pode atrapalhar a visualização é a mudança no tempo. Para quem quiser ver a chuva de meteoros, a melhor forma é procurando um local escuro.

Confira as dicas para observação, segundo o grupo Exoss:

É muito importante conhecer sua posição, de início você precisa direcionar-se ao leste;
Elevando seu olhar você encontrará logo acima uma estrela brilhante, chamada Sirius, da constelação Cão Maior;
Observando a sua esquerda você encontrará as famosas três Marias (da esquerda para direita), Mintaka, Alnilam e Alnitak, da constelação Órion.
A partir das três Marias olhe próximo ao horizonte nas estrelas Castor e Pollux da constelação Gêmeos. O radiante está localizando ao lado esquerdo da estrela Castor.
Moradores de MS poderão conferir chuva de meteoros Geminídeas na segunda-feira

Eclipse Solar
Também previsto para segunda-feira (14), o eclipse solar deve ocorrer por volta do meio-dia no Estado. Giovanni explica que é preciso tomar cuidado, não se deve olhar diretamente para o sol.

Conjunção de Júpiter e Saturno
No dia 21 de dezembro, há outro evento especial, que é a conjunção dos planetas Júpiter e Saturno, que deve acontecer após o pôr do sol. O alinhamento dos planetas com a Terra é considerado relativamente raro e esta será a menor aproximação entre os planetas Saturno e Júpiter em cerca de 800 anos.

SIGA-NOS NO Google News