Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: abdominais não ajudam a perder barriga

Mundo Fitness

Agência do Rádio - 23 de abril de 2022 - 11:00

Muitas pessoas fazem exercícios físicos para emagrecer e, principalmente, perder aquela barriguinha que atrapalha o visual e pode prejudicar a saúde. Pensando nisso, muitos capricham nos exercícios abdominais, mas será que eles realmente tiram a barriga? O professor de matemática Thales de Couto, de 60 anos, faz atividades físicas todos os dias e acredita que as abdominais deixam a barriga "sarada".

"Uma das atividades que é fundamental, é a abdominal. Essa atividade evita que você fique com a gordura localizada exatamente na área localizada do abdômen. Que hoje em dia os cardiologistas inclusive, além dos exames de sangue que eles fazem, eles fazem a medida da cintura do homem. E essa medida da cintura é fundamental para que ele possa prever se ele está situado em algum quadro de risco".

Mas o educador físico Carlitos Fernandes Souza Lima diz que Thales está enganado: segundo ele é um mito achar que abdominais tiram a barriga.

"É um mito sim. Porque não é um exercício ideal para a perda de barriga. Ele é para fortalecimento abdominal. A principal função dos exercícios abdominais é para fortalecer e estabilizar a coluna vertebral. E que um resultado mais eficaz seria um conjunto entre uma musculação e com o aeróbico, principalmente com alimentação, uma dieta".

O educador físico Carlitos Fernandes Souza Lima explica que o que os exercícios abdominais fazem é ajudar a manter a postura correta das pessoas. Ele recomenda a quantidade de exercícios que devem ser realizados sem prejudicar os músculos.

"Eu passo sempre em média no máximo dois exercícios. Uma média de três series entre 12 a 15 repetições, esse seria o ideal. E não podendo ser todos os dias, também precisando de um descanso. Sempre um dia alternado, ou duas vezes na semana está bom".

Segundo o educador físico Carlitos Fernandes Souza Lima, para perder barriga o que a pessoa deve fazer são exercícios aeróbicos, como corrida, natação, ciclismo e ginástica, e, além disso, evitar refrigerantes e frituras.

Reportagem, Alexandre Penido

SIGA-NOS NO Google News