Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ipea reduz previsão de crescimento

Agência Brasil - 04 de setembro de 2003 - 16:48

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu de 1,6% para 0,5% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, no boletim de conjuntura divulgado há pouco.

Já para 2004, o Ipea estima que o PIB deverá crescer 3,5%, contra os 3% previstos no último boletim. O Ipea prevê uma retração de 1% para o setor industrial, contra um crescimento de 1,8% projetado no boletim de junho. Para a agropecuária, a expectativa de crescimento de 3,9% enquanto no boletim anterior a expectativa era de 3,7%. Em relação ao consumo das famílias, o boletim de setembro do Ipea estima uma queda de 2,1%, contra um crescimento de 0,2% projetado no documento passado.

A inflação, segundo projeções, deve fechar em 9,2% no ano. No boletim anterior, a previsão era de 11,5%. O Instituto estima que o superávit da balanca comercial fecha em US$ 19,3 bilhões no ano, contra a estimativa anterior de US$ 17,2 bilhões.

Antes da divulgação do boletim de setembro do Ipea, o ministro do Planejamento , Guido Mantega, disse que a diminuição nas projeções do Instituto não significa que o páis está desaquecido, pois os dados refletem o comportamento da economia no primeiro semestre deste ano. "No atual momento a economia já está em fase de reativação. O primeiro semestre foi de ajuste, em que havia a necessidade de um desaquecimento. Agora já temos um nítido sinal de recupração da economia em vários setores, como varejo, eletroeletrônicos e uma pequena recuperação na taxa de emprego".


Cristina Índio do Brasil (Rio) e Irene Lôbo (Brasília)

SIGA-NOS NO Google News