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Internet para conquistar eleitorado jovem
Para conquistar os eleitores jovens do Brasil (16 a 25 anos), os candidatos terão de recorrer à internet, de acordo com o jornalista e consultor político Marco Iten, em entrevista à Rádio Nacional. Essa fatia do eleitorado representa aproximadamente 40% do total de votantes. Desses, afirma, 80% fazem uso constante da rede mundial de computadores e procuram informações mais detalhadas sobre os seus candidatos.
Dos cerca de 5,5 mil municípios do Brasil, Iten informou que 1,5 mil têm provedores locais de internet. É um universo muito expressivo. Então o planejamento de uma campanha eleitoral exige que o candidato pense nessa ferramenta. Iten não descartou, entretanto, as mídias convencionais e o corpo-a-corpo dos candidatos nas eleições municipais. Os vereadores são vizinhos nossos, são a instância pública mais próxima da gente, disse.
Mas uma pesquisa divulgada no ano passado revelou que pouco mais de 26,7 milhões de brasileiros têm acesso à internet. O estudo foi divulgado pelo Comitê para Democratização de Informática (CDI) e pela Fundação Getúlio Vargas.