Geral
Em MS, 26 municípios têm conselhos antidrogas
Dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, apenas 26 têm conselhos antidrogas, segundo informações do presidente do conselho estadual antidrogas, coronel Isoli Paulo Fontoura. Quando fundada, em 2001, a entidade contava com a adesão de oito cidades.
A gente depende de colaboração do prefeito para ampliar as ações, observa. Para a formação de um conselho, o Executivo tem de criar a entidade, ceder sede e pessoal. A gente ajuda com capacitação e equipamentos, informa.
O conselho recebe verba dos leilões de equipamentos apreendidos com traficantes - cerca de 30% do valor líquido é destinado à entidade. A gente promove palestras, reuniões e também compra equipamentos, como computador e impressora para as unidades.
O presidente deve seguir nos próximos dias para Água Clara, Cassilândia, Camapuã e Costa Rica, para tentar viabilizar a implantação de conselhos nessas cidades.
Fontoura está no conselho desde a criação. O presidente do conselho é escolhido por 23 conselheiros a cada dois anos. Este ano, 14 conselheiros participaram do pleito e Isoli ficou empatado com o outro candidato. O desempate será dado pelo governador Zeca do PT. Não há prazo para que isso ocorra.
Esta manhã, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), foi homenageado com Diploma de Mérito pela Valorização da Vida. O evento foi a participação do Estado na VIII Semana Nacional Antidrogas.