Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Docentes discutem o Exame Nacional de Certificação

Roberta Melo/Agência Brasil - 11 de setembro de 2003 - 14:31

Brasília - O Sistema Nacional de Formação e Certificação de Professores está sendo discutido, nesta capital, por cerca de 800 docentes. Uma das propostas é a realização do Exame Nacional de Certificação, que deve acontecer no próximo ano, com objetivo de resgatar a valorização do professor.

Serão avaliados exclusivamente os docentes de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Os professores certificados receberão uma bolsa no valor de R$ 106,00, durante cinco anos, podendo ser renovada, desde que o exame seja refeito.

Com relação a uma certa resistência à prova por parte dos professores, o ministro Cristovam Buarque considerou a posição natural. "Todo mundo tem medo, porque o provão deixou uma marca negativa, mas a gente vai vencer isso", declarou o ministro da Educação, alertando que sem o certificado o professor perde o reconhecimento. "É preciso elevar a auto-estima do professor e o certificado vai fazer isso", acrescentou.

Segundo Cristovam Buarque, o país não tem que se orgulhar por contar com 95% das crianças nas salas-de-aula, porque isso significa que 5% ainda não estão na escola. Lembrou ainda que freqüência não é sinônimo de educação.

SIGA-NOS NO Google News