Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 11 de Outubro de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Detran muda agenda de exames para CNH no interior

Humberto Marques / Campo Grande News - 30 de maio de 2006 - 15:15

O diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Gilberto Tadeu Vicente, reuniu-se na manhã de hoje com representantes dos CFC’s (Centro de Formações de Condutores) do Estado, que questionaram as regras que o órgão passará a adotar a partir de 22 de junho, quando os processos para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação que tiverem mais de um ano serão extintos – em obediência à resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito, que já vigora no País desde 2005.

Vicente repetiu o discurso adotado nos últimos meses, reiterando que o Estado interpretou a data de 22 de junho de 2005 como inicial para adequação das auto-escolas à medida. O arquivamento dos processos antigos atingirá cerca de 34,8 mil inscritos para habilitação no Estado. “Dentre esses candidatos, há pessoas que desistiram de tirar habilitação, outros que mudaram de Estado e até mesmo que já faleceram. O custo de administração de um banco de dados como esse é grande e temos uma necessidade crescente de espaço uma vez que a frota de veículos e o número de condutores não param de crescer”, disse o diretor do Detran/MS.

Interior – Os diretores das auto-escolas também discutiram as alterações na disponibilidade de exames práticos no interior, uma vez que, a partir de junho, a banca examinadora viajará aos municípios obedecendo um cronograma conforme o tamanho da cidade, visitando mensalmente os 40 maiores municípios de Mato Grosso do Sul e a cada dois meses as dez cidades consideradas médias. Os demais municípios receberão os examinadores a cada três meses.

O cronograma de viagens foi adotado como forma de se conter despesas com transporte, hospedagem e alimentação dos examinadores, antecipando-se a uma resolução nacional. “A tendência é haver uma decisão nacional de realizar exames apenas nos municípios onde o trânsito seja municipalizado, tenha sinalização adequada e uma frota mínima”, explicou Vicente, comentando um assunto que vem sendo debatido no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Candidatos de cidades consideradas pequenas que tenham pressa em obter a habilitação poderão realizar os exames em municípios vizinhos ou na Capital. Através do site http://www.detran.ms.gov.br, é possível consultar a programação de exames no interior do Estado.

SIGA-NOS NO Google News