Geral
Casal é internado com suspeita de gripe suína em BH
Brasília - Um casal brasileiro foi internado hoje (27) em Belo Horizonte (MG) com suspeita de contrair o vírus da gripe suína. De acordo com a Secretaria da Saúde do estado, eles vieram da América Central e chegaram ao Brasil, em um avião vindo do Panamá, por volta das 4h da manhã de hoje no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, que fica a 38 quilômetros de Belo Horizonte.
A secretaria informou que o casal passou por exames e foi internado no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte. Segundo a assessoria do hospital, eles chegaram na manhã de hoje, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e transportados pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em um esquema de segurança.
De acordo com o hospital, o casal está em observação e permanece internado em leito especial com isolamento respiratório - no local, há um filtro especial que faz 12 trocas de ar a cada hora. Os exames foram feitos pela Fundação Ezequiel Dias que mandará o material para ser analisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Não há previsão de quando o resultado ficará pronto.
Os casos de gripe suína começaram a ser registrados no México e já há ocorrências nos Estados Unidos, no Canadá e na Espanha. No Brasil, ainda não há casos confirmados da doença.
Somente no México, já foram confirmadas 20 mortes pelo vírus, mas, de acordo com o Ministério da Saúde do país, o total de óbitos registrados por causa da doença pode chegar a 103.