Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara deve instalar 26 comissões especiais

Agência Câmara - 30 de setembro de 2003 - 09:57

Está prevista para hoje a instalação da comissão especial que vai estudar a recriação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Das comissões especiais criadas pela Câmara nesta legislatura, 26 ainda aguardam instalação. Entre elas, está a que vai acompanhar as negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), proposta pelo líder do PFL, deputado José Carlos Aleluia (BA).
Segundo o parlamentar, essa comissão vai possibilitar uma participação ativa do Congresso nos encontros que vão anteceder o funcionamento do bloco. "O Legislativo deve participar ativamente e ter uma visão crítica em relação à negociação. É muito importante que o Brasil não se desindustrialize nesse processo de globalização”.

OUTRAS COMISSÕES
Também serão instituídas as comissões especiais que vão analisar os projetos em tramitação sobre segurança pública; e as ações e estudos sobre a transposição das bacias hidrográficas para a região do semi-árido. O autor do requerimento para instalação dessa última comissão, deputado Marcondes Gadelha (PTB-PB), afirma que o Governo tem duas propostas a serem discutidas para a integração das bacias - uma com custo de quase R$ 19 bilhões; e outra que, apesar de ser mais barata, não tem estudo que comprove sua eficácia.
"A transposição da água do Rio Tocantins para a região Nordeste é bem mais barata e permite o uso de mais água, mas infelizmente não tem nenhum projeto pronto. Se optarmos por essa proposta, vamos passar dois anos apenas estudando a matéria. Por isso, neste momento, a proposta pela qual temos preferência é a primeira. Ela é mais cara, mais ampla, mas os estudos estão praticamente prontos", afirma Gadelha.

De acordo com informações da Secretaria Geral da Mesa da Câmara, a instalação das comissões especiais depende da indicação de seus integrantes pelas lideranças partidárias.



Reportagem - Lucélia Cristina
Edição - Daniela André

SIGA-NOS NO Google News