Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil exportará frutas para Japão e Singapura

Adriano Gaieski/ABr - 16 de maio de 2004 - 13:55

Japão e Singapura serão dois novos mercados para as frutas brasileiras no segundo semestre deste ano. Isto é resultado da viagem de uma missão composta por representantes do Ministério da Agricultura, produtores e exportadores de frutas feita em abril. Nas visitas as autoridades e empresários brasileiros, conheceram os sistema de defesa vegetal dos dois países e apresentaram as bases do Programa Brasileiro de Produção Integrada de Frutas.

Singapura é um importante entreposto comercial, que exporta para os seus vizinhos asiáticos cerca de 40% das frutas importadas. O comércio com o país abre perspectivas, para a exportação de maça, uva, citros e melão.

Quanto ao Japão, o país aceitou as condições fitos sanitárias brasileiras, para a importação de mangas, e o Ministério da Agricultura japonês deverá ainda colocar o documento sobre a compra da fruta produzida no Brasil em consulta pública. Após a consulta, o texto será assinado pelo diretor do Bureau de Segurança Alimentar e Proteção dos Consumidores, que corresponde a Secretaria de Defesa Agropecuária. Essa tramitação deverá estar concluida em dois ou três meses, quando o Brasil deverá iniciar a exportação de mangas, para ao mercado japonês. A expectativa dos exportadores é de vender 100 toneladas de frutas por semana, e 5,2 toneladas/ano.

Em 2003 o Brasil exportou principalmente para os Estados Unidos e União Européia 128.431 toneladas de manga, faturando US$ 70,9 milhões. No ano passado foram produzidas 542 mil toneladas de manga comerciais, das variedades Tommy Atkins (85%), Haden (8%) e Keitt Kent (5%).

SIGA-NOS NO Google News